Livro sobre a trajetória musical de D. Pedro l tem lançamento em Campinas

 “Já raiou a liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” traz trajetória musical de D. Pedro l com composições do imperador que serão apresentadas em recitais gratuitos em SP, Campinas e RJ.  A obra é um projeto realizado pela EMS farmacêutica

O lado artístico de D. Pedro I ganha uma nova abordagem por iniciativa da pesquisadora e cravista Rosana Lanzelotte. A musicista lança, pela editora Capivara, o livro “Já raiou a liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”. Com patrocínio da EMS, a publicação está disponível em formato impresso e em e-book. A obra destaca a atuação do Imperador do Brasil como multi-instrumentista e autor de música erudita, como o Hino da Independência, traçando um paralelo com a atividade musical do Rio de Janeiro do início do século XIX.

O lançamento do livro será realizado em recitais gratuitos apresentados pela autora Rosana Lanzelotte, com o repertório de D. Pedro I na semana em que se celebra o aniversário do homenageado e os 201 anos de sua aclamação. Em Campinas (SP), o lançamento, aberto ao público, ocorre no auditório do Museu Carlos Gomes, às 20h do dia 13 de outubro; em São Paulo (SP), no Auditório do Museu Ipiranga, às 16h, no dia 14 de outubro. Durante os eventos, os livros serão disponibilizados a preços promocionais.

“Para a EMS, uma empresa 100% nacional, que investe e aposta no Brasil, é um orgulho patrocinar uma obra desse porte e conteúdo. Nossa proposta é colaborar para tornar pública tamanha riqueza e para ampliar o acesso ao conhecimento de fatos do país, valorizando a nossa história e enriquecendo as reflexões sobre como e por que chegamos a ser quem somos e quem ainda podemos chegar a ser como nação”, explica Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.

De acordo com Sanchez, o envolvimento neste projeto é fruto do comprometimento do laboratório farmacêutico com a preservação da história do país e de patrimônios públicos. “Este projeto se soma a uma série de outras iniciativas, já realizadas e patrocinadas pela empresa, com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas ao conhecimento de fatos que marcaram o cotidiano da vida monárquica, trazendo reflexões para o nosso presente”, afirma.

Experiência digital

 

A publicação do livro “Já raiou a liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” é fruto de quatro anos de pesquisas sobre as obras do monarca brasileiro, com atuação in loco em bibliotecas de países como Brasil, França, Portugal e Áustria, que resultaram em 19 edições das obras musicais de D. Pedro. Todas as obras conhecidas estão gratuitamente disponíveis no Musica Brasilis (https://musicabrasilis.org.br/), portal dedicado à disseminação de partituras de compositores brasileiros, criado por Rosana em 2009. As obras foram editadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, cujo objetivo é dar acesso livre e aberto a edições de 5 mil partituras de compositores brasileiros em domínio público por meio da web.

O livro é um encontro entre a contemporaneidade e o passado. Se por um lado o leitor pode ter acesso aos bastidores da história do país, por outro, ele se transforma em um leitor-ouvinte, uma vez que as páginas contam com QR Codes que levam aos áudios e/ ou vídeos das composições. Dessa forma, a experiência da leitura ganha novos contornos. “Trata-se de um livro sobre música e História. Por isso, nada mais adequado do que sugerir que o leitor ouça os repertórios”, conta a pesquisadora a pesquisadora Rosana Lanzelotte.

Para isso, o álbum “O Amor Brasileiro”, com obras para pianoforte de D. Pedro I e de seu mestre Sigismund Neukomm, será disponibilizado nas plataformas digitais a fim de complementar o lançamento, com peças dedicadas a D. Pedro e D. Leopoldina, nunca antes gravadas, além dos consagrados hinos do Imperador. As peças são interpretadas pela própria autora e estarão liberadas nos perfis do Musica Brasilis. “Leitura obrigatória de todo interessado ou profissional da música deste país”, declara o maestro e arranjador Júlio Medaglia.

Serviço:

Recitais de lançamento:

Dia 11/10 (quarta) – Rio de Janeiro/RJ – Consulado-Geral de Portugal/Palácio São Clemente, às 19 horas – capacidade 150 lugares.

Dia 13/10 (sexta) Campinas/SP – Centro de Ciências, Letras e Artes/Auditório do Museu Carlos Gomes, às 20 horas – capacidade 200 lugares

Dia 14/10 (sábado) São Paulo/SP – Auditório do Museu do Ipiranga, às 16 horas – capacidade 200 lugares

Entrada Gratuita

Ingressos no Sympla

Detalhes do Livro:

Editora:  Capivara; 1ª edição (15 de agosto de 2023)

Idioma:  Português

208 páginas (capa dura)

Dimensões:‎ 21 x 25 cm

Venda promocional do livro exclusiva nos recitais:

Livro – R$30,00

Ebook – R$15,00

Read Previous

Defesa Civil põe Campinas e região em estado de atenção neste feriado prolongado

Read Next

Santander Universidades distribui 5 mil bolsas para formar profissionais de segurança de dados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *