Defesa Civil põe Campinas e região em estado de atenção neste feriado prolongado

O boletim meteorológico divulgado nesta quarta-feira, 11 de outubro, pelo sistema estadual da Defesa Civil, indica que Campinas e região estão em estado de atenção para chuvas na próxima quinta-feira, 12; sexta-feira, 13 e sábado, 14 de outubro.
Segundo o boletim, entre quinta (12) e sexta-feira (13) uma frente fria deve avançar sobre a região, condicionando a ocorrência de pancadas de chuvas fortes.
“Há previsão de momentos de tempestade, e diante dos episódios de chuva dos últimos dias, transtornos não devem ser descartados, principalmente em áreas mais vulneráveis que sofreram com grandes acumulados”, destaca o boletim.
A partir de sábado, 14, o cenário atmosférico deve se estabilizar mais, e as pancadas de chuva devem se limitar em alguns pontos isolados. Mesmo assim, o estado de atenção fica mantido para a data.
O sistema de monitoramento da Defesa Civil prevê três estágios de classificação de risco para eventos climáticos: observação (o menos grave), atenção (inermediário) e alerta (mais grave).
Histórico
A preocupação com a previsão do tempo se justifica pela ocorrência recente de fortes chuvas em Campinas. Na semana passada, dia 4 de outubro, uma forte chuva derrubou 89 árvores, inundou ruas e avenidas em diversos bairros e prejudicou até a distribuição de água na cidade.
No domingo, uma outra tempestade (de 82,8 mm em poucas horas) derrubou 94 árvores e causou mais transtornos em toda a cidade.
Na segunda-feira, 9 de outubro, a Prefeitura determinou o fechamento de parques públicos por 24 horas como prevenção contra o risco de quedas de árvores nesses locais.

Read Previous

Feira Hippie chega aos 50 anos recheada de sabores, criatividade e histórias

Read Next

Livro sobre a trajetória musical de D. Pedro l tem lançamento em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *