Casa de Vidro recebe lançamento do livro “Theatro” de Amilar Alves, na sexta, 19 de abril

Será lançado nesta sexta-feira, 19 de abril, o livro “Theatro” de Amilar Alves, organizado pelos pesquisadores Maria Clara Gonçalves e Ramiro Rodrigues. O evento ocorre das 19h às 21h, na Casa de Vidro, Museu da Cidade, e conta com uma apresentação da obra realizada pelos organizadores, em que se destaca a vida e obra de Amilar Alves, bem como o desenvolvimento cultural da cidade de Campinas e do Brasil no início do século XX.

 

O projeto foi idealizado e coordenado por Ramiro Rodrigues, cineasta e mestre em Artes da Cena pela Unicamp, servidor municipal da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. O lançamento conta com o apoio da CTAv – Câmara Temática do Audiovisual de Campinas, do ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

 

Sobre o livro

 

O livro “Theatro” de Amilar Alves, organizado por Maria Clara Gonçalves e Ramiro Rodrigues pela Editora Pangeia, traz a seleção inédita da dramaturgia do autor campineiro entre os anos de 1911 a 1939, sendo elas, “Qui, quae, quod” (comédia, 1911), “João da Mata” (drama-caipira, 1921), “Tagarelices de papagaio” (comédia, 1928), “Degenerados” (drama, 1932), “Ciúmes e arrufos” (comédia, 1933) e “Fernão Dias” (drama-histórico, 1939).

 

Amilar Alves, dramaturgo, diretor teatral e cinematográfico de um dos primeiros longas-metragens de ficção brasileiros – “João da Matta” (1923) -, foi também servidor público da Prefeitura Municipal dos anos 1910 a 1940.

 

As peças foram publicadas pela última vez nos anos 1930, sendo apenas acessíveis em departamentos de obras raras de bibliotecas e museus. Uma das cópias, do Museu Lasar Segall, e outra, da Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manuel Zink, foram restauradas por meio de recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. A revisão e a transcrição foram feitas pela professora doutora Maria Clara Gonçalves, pesquisadora de teatro brasileiro e professora no pós-doutorado (FAPES) na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

 

Serviço:

Lançamento do Livro “Theatro”, de Amilar Alves, organizado por Maria Clara Gonçalves e Ramiro Rodrigues

Data e Horário: 19 de abril (sexta-feira), 19h.

Local: Casa de Vidro do Museu da Cidade

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Lago do Café – Parque Taquaral – Campinas – SP

Entrada gratuita

Read Previous

Palco Bandeiras apresenta dois shows gratuitos em Campinas com cover do Coldplay, U2 e Beatles

Read Next

Prefeitura de Campinas convoca 143 candidatos para preenchimento de vagas nos dias 29 e 30 de abril

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *