ACESA Capuava oferece a natação inclusiva como mais uma prática esportiva aos seus atendidos

O projeto Natação Inclusiva ACESA CAPUAVA – Básico I vem conquistando diariamente os alunos e profissionais da entidade por meio das aulas de natação oferecidas quatro dias por semana, no próprio espaço da ACESA Capuava. Para a realização do esporte, é utilizada a piscina aquecida e adaptada, em um ambiente terapêutico que proporciona suporte emocional e variabilidade de oferta sensorial para os pacientes da instituição.

 

A nova prática esportiva oferecida pela ACESA Capuava, tem como objetivo introduzir o esporte aquático no dia a dia dos mais de 60 alunos beneficiários participantes da modalidade, a partir do trabalho de conceitos básicos da natação, atuando como mais uma forma de habilitação, reabilitação e melhoria da qualidade de vida, além de promover a autonomia na piscina.

 

O Coordenador do projeto, Michel Nascimento, conta que as aulas são divididas em grupos, compostos desde crianças a partir dos 7 anos até jovens e adultos, separados de acordo com a faixa etária e disponibilidade, uma vez que a instituição também possui um olhar dedicado à rotina da família do beneficiário.

 

Durante as aulas, a equipe conta com dois profissionais de educação física, uma fisioterapeuta e mais duas monitoras de apoio. E vale ressaltar que, toda a prática realizada é feita de maneira lúdica e de simples execução, para que todos executem da maneira que for mais confortável, protegida e integrativa possível. Os materiais utilizados são de manuseio seguro e alguns deles já são familiares para a maioria dos alunos, como pranchinhas e flutuadores espaguete.

 

“A ACESA CAPUAVA visa, através desse novo projeto, incentivar a prática esportiva entre pessoas com e/ou sem deficiência, quebrando as barreiras de convivência e combatendo o preconceito à pessoa com deficiência, gerando também a inclusão de pessoas em vulnerabilidade social através do esporte”, completa Fernanda Teixeira, presidente da entidade.

Através das dinâmicas e exercícios na água, beneficiários expandem a autonomia sensorial

Read Previous

Anuário destaca Inteligência Artificial e Sustentabilidade na arquitetura e decoração

Read Next

CPQD inaugura espaço de inovação em conectividade e energias renováveis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *