CPQD inaugura espaço de inovação em conectividade e energias renováveis

Núcleo de Evolução Tecnológica foi inaugurado no CPQD com as presenças do prefeito  Dário Saadi  e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da inauguração do Núcleo de Evolução Tecnológica do CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), na manhã desta segunda-feira, 2 de outubro, no evento “O Presente já é o Futuro”. É um novo espaço para pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de conectividade e energias renováveis. O CPQD fica no Polo de Alta Tecnologia, no bairro das Palmeiras, distrito de Barão Geraldo, em Campinas, SP.
O novo espaço reúne vários laboratórios e ambientes integrados, com uma estrutura moderna e equipada com recursos de ponta. O objetivo é atender à demanda por projetos com comunicações ópticas e sem fio, o que inclui Internet das Coisas, sensoriamento, Open RAN e tecnologias para as futuras redes de telecomunicações e redes industriais e para soluções de energia, especialmente as renováveis.
“O Núcleo de Evolução Tecnológica é um passo muito importante para Campinas, que vem trabalhando para ser o maior centro de inovação do país. O domínio de tecnologias de conectividade e de energia sustentável faz com que a indústria, os serviços e o setor público possam ser ainda mais eficientes e produtivos”, disse o prefeito, Dário Saadi.
“A pesquisa e o desenvolvimento daqui tornam-se produtos e serviços com tecnologia de grande qualidade para o país. O Núcleo de Evolução Tecnológica vai contribuir ainda mais para gerar soluções que impactam de verdade na vida dos brasileiros. Os investimentos dos recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) no CPQD retornam para a sociedade em forma de inovação e desenvolvimento tecnológico para o nosso país”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante a inauguração.
“É um desafio enorme sermos cada vez mais competitivos. Estamos integrando tecnologias. Para nós do CPQD, o Brasil é e sempre será o país do futuro. Queremos liderar a transformação digital, para que possamos ter um país mais justo, com mais oportunidades, que melhore a cada dia e que seja protagonista na sustentabilidade do nosso planeta”, destacou o presidente do CPQD, Sebastião Sahão Júnior.
Também participaram da entrega do Núcleo o presidente do Conselho Curador do CPQD, Antonio Carlos Valente; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, e de Finanças, Aurílio Caiado; deputados, empresários, pesquisadores, clientes e parceiros do CPQD, entre outros.
O CPQD é uma organização privada com 47 anos de existência. Atua com inovação em tecnologias da informação e comunicação. É referência tecnológica no Brasil e possui competências em internet das coisas, inteligência artificial, conectividade, blockchain e mobilidade elétrica.

Read Previous

ACESA Capuava oferece a natação inclusiva como mais uma prática esportiva aos seus atendidos

Read Next

Outubro Rosa: alimentação pode ajudar a prevenir o câncer de mama

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *