Anuário destaca Inteligência Artificial e Sustentabilidade na arquitetura e decoração

O lançamento do Anuário Circuito ARQ+Decor 2023/2024 será na próxima quarta-feira, dia 4 de outubro, das 16h às 21h, na Galeria Arqtus – Ligia Testa, no bairro Taquaral, em Campinas. 

O Anuário Circuito ARQ+Decor 2023/2024 chega para apresentar as tendências do segmento de Arquitetura, design de interiores, decoração, paisagismo e construção civil em um contexto desafiador para os profissionais: de um lado, a curiosidade e a expectativa sobre o potencial da IA (Inteligência Artificial) e, do outro, os riscos gerados pelas catástrofes climáticas, que exigem ações urgentes em relação à preservação da saúde do planeta. Alinhada a essas importantes transformações sociais, esta edição, a 6ª da publicação, chega recheada de novidades e projetos belíssimos criados sob um novo olhar dos profissionais que buscam se engajar e adotar práticas ecológicas, ao mesmo tempo em que não renunciam à tecnologia para o aperfeiçoamento de seus projetos.

Não por acaso, a capa do Anuário foi confiada à artista visual Duda Clementino, que usou sugestões de Inteligência Artificial para conceber um design que refletisse os desafios da contemporaneidade. A publicação traz ideias e projetos de 21 profissionais com escritórios sediados na região de Campinas e na capital paulista. Traz, também, entrevistas interessantes, como a do paisagista Benedito Abbud sobre a importância dos projetos paisagísticos, e com a artista Fernanda Carvalho, que usa a Inteligência Artificial para produzir suas obras e, ainda, com a advogada Érica Santaterra, sobre os desafios éticos da Inteligência Artificial no âmbito do Direito na Arquitetura.

“O Anuário ilustra o talento de renomados profissionais, informa sobre as novidades em produtos e serviços deste segmento e traz o pensamento crítico do setor sobre assuntos atualíssimos”, explica Carmen Saucedo. A publisher há 15 anos se dedica a atualizar esse mercado por meio de publicações no portal Circuito ARQ+Decor, sempre em sintonia com as marcas e nomes mais expressivos do cenário regional brasileiro e internacional, e há seis anos com a impressão do Anuário.

                                                                                                                              Carmen Saucedo, pusblisher do Anuário Arq+DEcor/Divulgação

Inteligência Artificial

O Anuário Circuito ARQ+Decor aborda algumas possibilidades de Inteligência Artificial relacionadas à eficiência e à economia de tempo com a automatização de tarefas complexas e demoradas para os arquitetos, entre elas a geração de plantas baixas, a simulação de iluminação e a escolha de materiais. Também são analisados os desafios éticos da Inteligência Artificial. Já o tema sustentabilidade é, hoje, premissa obrigatória. Basta verificar o crescente engajamento dos profissionais por soluções de construção ambientalmente responsáveis.

    Tales Miranda e Lucas Mareti, arquitetos – Americana – Sala de estar com lareira e home theater com portas embutidas na marcenaria/Divulgação

 

 

 

Jóia Bergamo – arquiteta – São Paulo – Salão de conferências em módulo conselho/Divulgação

 

Read Previous

Escola 14 Bis completa 25 anos de compromisso com a educação e o seu filho

Read Next

ACESA Capuava oferece a natação inclusiva como mais uma prática esportiva aos seus atendidos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *