UPA atrai mais de 32 mil estudantes à Unicamp

Estudantes percorreram as unidades em busca de informações sobre os cursos
Estudantes percorreram as unidades em busca de informações sobre os cursos

Mais de 32 mil estudantes estiveram no campus de Barão Geraldo da Unicamp, neste sábado (27), na 17ª edição do evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) 2022. Por conta da pandemia da covid-19, o programa foi suspenso em 2020. No ano passado – ainda em consequência das restrições sanitárias – foi realizado apenas no formato virtual. A presença dos estudantes no campus depois de dois anos de isolamento foi comemorada pela coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti.

“Este ano escolhemos como slogan da UPA o tema “Ciência que constrói”, porque foi justamente por meio da ciência que conseguimos retomar aquele elo que perdemos dois anos atrás, por conta da pandemia, que nos obrigou ao isolamento”, explicou a coordenadora-geral. “Foi por meio da ciência que conseguimos a vacina e, com ela, promover a imunização que possibilitou ao mundo controlar a pandemia, o que nos permitiu estarmos todos juntos aqui hoje”, disse.

##
Pró-reitores e assessores da Administração Central participaram da abertura da UPA 2022 

A UPA tem como objetivo mostrar a Universidade aos futuros alunos. Maria Luiza lembrou o período em que também sonhava com uma vaga no curso de medicina da Unicamp.

“Nada me orgulha mais do que ter sido aluna desta Universidade”, disse ela. “Vim para cá aos 17 anos, em 1971. Sou da 9ª turma da Medicina. Eu me sentia a pessoa mais feliz do mundo; alguém privilegiado. Me perguntava como, entre tantas pessoas, eu tinha conseguido estar aqui”, contou ela em entrevista ao jornalista Felipe Matheus, da TV Unicamp.

“Para mim, foram anos inesquecíveis, em que pude desfrutar o campus e a vida acadêmica. Hoje somos avós, todos, mas quando a gente se encontra, ainda nos lembramos do tempo da faculdade, das paródias e brincadeiras que fazíamos”, afirmou ela.

##
Evento presencial após dois anos de isolamento foi comemorado pelos organizadores

As várias atividades da UPA

Os mais de 32 mil estudantes que estiveram neste sábado na UPA tinham muita coisa para conhecer no campus. Eles visitaram laboratórios, oficinas e auditórios. Observaram o funcionamento de equipamentos e recursos utilizados em pesquisas e experimentos científicos. Professores, pesquisadores e estudantes de graduação fizeram demonstrações de experiências e de práticas profissionais. As unidades ofereceram palestras e rodas de conversa sobre a estrutura curricular dos cursos de graduação, atuação profissional e temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento. 

Durante as atividades, os estudantes puderam conversar, trocar experiências e tirar dúvidas com professores, alunos e profissionais egressos da Unicamp, além de atividades lúdicas e oficinas. Serviços como o de Apoio funcionaram ao longo do dia, e postos montados no entorno do Ciclo Básico ofereciam informações sobre o Vestibular da Unicamp e das escolas técnicas.

Havia, ainda, postos de informações sobre formas de ingresso na Universidade, como, por exemplo, sobre o Programa de Formação Interdiscplinar Superior (Profis). Monitores identificados permaneceram em todas as unidades para tirar dúvidas e orientar os visitantes. Três praças de alimentação foram instaladas com várias opções de refeições. Elas foram colocadas na Praça do Ciclo Básico, no bolsão da área da saúde, próximo à FCM, e no espaço de recepção (bolsão da Biblioteca Central). 

Futuros alunos

Aspirante a uma vaga no curso de Medicina da Unicamp, Lorena Godoy saiu de Piracicaba neste sábado de manhã para participar da UPA. E foi embora surpreendida.

“A gente foi para o curso de medicina, e no começo eu achei até que seria chato, mas acabei achando muito legais as experiências que a gente fez lá”, disse ela.

“Fizemos experiências de cardio. Mexemos com bonecos para procedimentos de ressuscitação, massagem cardíaca e outras coisas. Foi muito legal, acho até que vai me ajudar a decidir”, disse ela.  

Já Giovana Amaral, de Americana, disse que a participação na UPA pode ter sido decisiva para ela: agora, pretende fazer Odontologia.

Ela assistiu a palestras e recebeu informações sobre o curso, que aceleraram a sua decisão. “Eu estava muito em dúvida entre vários cursos, mas acho que vou sair daqui bem certa de que eu quero Odonto mesmo”, disse ela. “Acho que esse tipo de atividade [UPA] é muito importante. Porque abre a nossa mente. Você fica conhecendo os cursos e quais as áreas em que pode atuar. Isso é ótimo”, afirma ela.

(Material: Comunicação Unicamp)

Read Previous

Ranking do Município VerdeAzul: Campinas fica em 1º lugar entre grandes cidades

Read Next

Casa de Vidro sedia exposição do fotógrafo Marcel Pazinatto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *