Sanasa entrega novo reservatório João Erbolato no Jardim Chapadão

Obra beneficia cerca de 54 mil habitantes de oito bairros de Campinas; capacidade de armazenamento do reservatório João Erbolato é de 2 milhões e 500 mil litros de água potável

A Sanasa e a Prefeitura de Campinas inauguraram, nesta sexta-feira, 22 de março, o reservatório de água potável João Erbolato, no Jardim Chapadão. Este foi o primeiro de um total de 20 em construção na cidade. A entrega fez parte das comemorações ao Dia Mundial da Água e aos aniversários de 50 anos da Sanasa e 250 anos de Campinas.

 

O reservatório João Erbolato possui capacidade de armazenamento de 2 milhões e 500 mil litros de água potável e vai beneficiar uma população de 54.632 dos seguintes bairros: Jardim Eulina, Jardim Chapadão, Jardim Guanabara, Jardim Brasil, Botafogo, Bonfim, Vila Proost de Souza e Jardim Aurélia. O investimento para a obra foi de R$ 3,8 milhões.

 

Esse reservatório integra o Plano Campinas 2030, investimento da Sanasa em mais de 100 obras executadas por toda a cidade para garantir o abastecimento de água de forma segura e sustentável para Campinas. Garante também seu crescimento socioeconômico nos próximos anos.

 

O Plano Campinas 2030 contempla a construção de 20 novos reservatórios, mais de 450 quilômetros de trocas de redes, 111 quilômetros de novas redes de água, 174 quilômetros de novas redes de esgoto e mais 39 quilômetros de novas adutoras.

 

“Estamos construindo o futuro de Campinas. Nos 250 anos da cidade, não teria um presente melhor que falar para a população que esta cidade, entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, é a melhor do saneamento. E esse trabalho foi feito com o esforço de todos os funcionários da Sanasa, do corpo técnico e da diretoria, dá orgulho para a cidade que mostra estar à frente das grandes cidades do Brasil”, elogiou o prefeito Dário Saadi.

 

Crédito: Adriano Rosa

Prefeito Dário Saadi fala

Prefeito Dário Saadi comemorou avanços no abastecimento e saneamento: não teria um presente melhor nos 250 anos de Campinas

De acordo com o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, a empresa está aumentando a reserva de água do município em cerca de 40%. “Estamos aumentando a segurança hídrica e a resiliência da cidade para que possa suportar as mudanças climáticas e enfrentar uma queda de energia na captação ou nas nossas bombas das estações de tratamento. Temos que fazer esse esforço para tornar Campinas mais segura para a sociedade”, afirmou Manuelito.

 

O presidente da Sanasa anunciou ainda que, ao longo dos últimos quatro anos, a empresa de saneamento já investiu aproximadamente R$ 1 bilhão em obras e mencionou o ranking do Instituto Trata Brasil, que aponta Campinas como a melhor entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. “É a primeira vez que uma cidade brasileira tira nota 10 em todos os seus indicadores, e atribuímos este resultado ao planejamento, busca das metas, competência técnica e, o mais importante, vontade política de investir. Em dez anos reduzimos em cerca de 25% o consumo médio da cidade com combate às perdas e campanhas de uso consciente”, destacou.

 

Reservatórios

Com estes novos reservatórios, Campinas passará a ter um total de 93, ampliando a quantidade de água potável reservada de 142 para 196 milhões de litros, quantidade suficiente para 20 horas de consumo.

 

Dos 20 novos reservatórios, 16, incluindo o João Erbolato, são fabricados em aço e parafusados com chapas de aço carbono de revestimento vitrificado. Os tetos dos reservatórios são domus geodésicos fabricado em alumínio. A tecnologia de aço vitrificado reúne a resistência do aço com a durabilidade e a pureza do vidro, produzindo um material de qualidade superior para construção de tanques para líquidos.

 

Os custos de manutenção são mais baixos que os de tanques soldados em campo ou de concreto, pois dispensa a repintura e possibilita montagem rápida, sem a necessidade de equipamento pesado. Possui ainda elevada vida útil com baixa necessidade de manutenção preventiva.

Read Previous

Sinfônica de Campinas apresenta concerto especial de Páscoa no sábado, 23 de março

Read Next

Comissão de Segurança da Câmara de Campinas debate sobre as saidinhas dos presos em regime semiaberto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *