Prefeitura de Campinas libera acesso ao viaduto que liga o Jardim Garcia ao Jardim Pacaembu

A entrega da alça de acesso na marginal da Rodovia Anhanguera ocorre depois de 15 anos

 A alça de acesso ao viaduto que liga os bairros Jardim do Vovô e Pacaembu ao Jardim Garcia e Jardim Aurélia, em Campinas, foi entregue pelo prefeito Dário Saadi nesta quarta-feira, 31 de janeiro. O equipamento, que fica na altura do km 97,3 e passa por cima da Rodovia Anhanguera, estava fechado há cerca de 15 anos por determinação da Justiça. Para a abertura, foram necessários ajustes na alça de acesso à marginal da Anhanguera – sentido São Paulo para proporcionar circulação do tráfego e regularização de acesso, entre outras adequações.
Prefeito Dário Saadi inaugura alça de acesso ao viaduto/Foto: Carlos Bassan
Entenda a demora
A história da demora começou em 2009, quando a concessionária, na época, não concordou com o acesso a esse local e entrou na Justiça, que acatou o pedido da CCR Autoban e fechou a entrada. A concessionária exigia um ângulo maior na alça para garantir a entrada de caminhões e carretas. A iniciativa privada não concordava porque a obra era muito maior do que tinha sido combinado no Termo de Acordo e Compromisso (TAC).
“No meu governo, retomamos essa negociação e conseguimos o entendimento da empresa Destro para fazer o projeto que a concessionária e a Justiça exigiam. Foi um esforço imenso de articulação e convencimento da iniciativa privada para executar a obra de acordo com o questionamento judicial da concessionária”, explicou Dário Saadi.
De acordo com o prefeito, com a liberação desse viaduto haverá maior fluidez no trânsito da região. “Esse viaduto liga o Jardim do Vovô e Jardim Pacaembu ao Jardim Garcia, e a liberação vai melhorar mais ainda a fluidez no trânsito para toda essa região que fica próxima à Anhanguera. Para quem vai para o Campo Grande, para quem acessa o hospital da PUC, a universidade no caminho da John Boyd Dunlop”, detalhou.
Além disso, com a construção do viaduto na avenida Transamazônica sobre a John Boyd, entregue em dezembro, houve melhora para o trânsito da região. ”Há pouco mais de um mês entregamos o viaduto do BRT na avenida Transamazônica, onde tínhamos congestionamentos na entrada da John Boyd Dunlop, com isso estamos melhorando a fluidez do trânsito beneficiando a população dessa região”, destacou Saadi.
Nova alça
A nova alça de acesso do viaduto do Jardim Garcia foi feita por contrapartida da empresa Destro, também responsável pela obra. Com investimento de R$ 4 milhões para a execução das obras de melhoria do acesso, o projeto aprovado pela Prefeitura, pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e pela concessionária CCR Aautoban.
A região tem muitas empresas de grande porte e o acesso de caminhões e carretas na marginal da Anhanguera ficava comprometido. Por esta razão, a Autoban fez a interdição do viaduto até que fossem feitas as adequações necessárias para garantir fluidez e segurança no trânsito da marginal sentido capital. 
Prefeito Dário e políticos na cerimônia de abertura do acesso_Carlos Bassan
Prefeito Dário, secretários municipais e políticos na inauguração do acesso/Foto Carlos Bassan

Participaram da cerimônia de liberação da nova alça de acesso, além do prefeito Dário Saadi, os secretários municipais Aderval Fernandes Júnior e Carlos José Barreiro; os vereadores Jorge Schneider, Carlinhos Camelô, e Juscelino da Barbarense; técnicos das secretarias de Serviços Públicos e de Infraestrutura, representantes da empresa Destro e moradores da região.
Campinas 250 anos
A entrega da nova alça de acesso ao viaduto que liga o Jardim Garcia ao Jardim Pacaembu está entre as ações que comemoram os 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. Saiba mais pelo site: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.

 

Read Previous

Palestra gratuita da ADCE Campinas aborda Brasil econômico e político

Read Next

Shopping Parque das Bandeiras oferece oficinas e bloquinho de Carnaval para as crianças e pets

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *