Nem Sangue Nem Areia escolhe samba para 2024 com o enredo ‘Bagunçando o Coreto’

 

A escolha do samba do bloco Nem Sangue Nem Areia para o Carnaval de 2024 ocorreu no último dia 9 de dezembro (sábado). O enredo “Bagunçando o Coreto” conta a história e presta homenagens aos coretos da cidade, espaços que se transformaram a partir do final do século 19 em sede de festas populares e manifestações públicas, que deram acesso à população em geral às apresentações artísticas e debates políticos até então restritos a uma elite.

 

Ao mesmo tempo, o enredo marca um novo local de concentração do bloco antes do desfile, que passará a ser na Praça Côrrea de Lemos, em frente ao Teatro Castro Mendes, onde também tem um coreto.

 

A escolha do samba

 

Durante a escolha do samba, os concorrentes são acompanhados pelo grupo Alvorada, que faz uma apresentação especial de clássicos do samba de raiz, além da participação especial do DJ Maurício Tonetti e da bateria da Escola de Samba Estrela D’Alva.

 

O samba do Nem Sangue Nem Areia é definido por um corpo de cinco jurados, composto por músicos, artistas, jornalistas e nomes ligados ao segmento cultural de Campinas, que avaliam critérios como música, letra e fidelidade ao enredo.

Nem Sangue Nem Areia, tradicional no Carnaval de Campinas /Divulgação

 

Homenagem a Helder Bittencourt

 

Na ocasião da escolha do samba, foi realizada uma homenagem ao inesquecível Helder Bittencourt, principal responsável pela volta do Nem Sangue Nem Areia, que nos deixou há 10 anos, no dia 9 de dezembro de 2013, com o descerramento de uma placa batizando a área externa do Studio Industrial como espaço cultural.

 

Durante o evento, houve ainda uma campanha de doação voluntária de brinquedos e doces para entrega às crianças que participam da festa de Natal promovida pela Associação Comunitária Ação e Inclusão da Vila Costa e Silva e Região.

 

História

 

Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviram como cenário para uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval campineiro, o bloco Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme “Nem Sangue Nem Areia”, protagonizado pelo comediante mexicano Cantinflas.

 

A inspiração veio tanto pela influência da produção cinematográfica, quanto pelo fato de a Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos pelas ruas do bairro fosse uma cena comum.

 

Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do Carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas. Em 2024, o bloco de rua de Campinas fará o 14º desfile desde seu retorno.

 

 

 

 

 

Read Previous

Natal Caminhos dos Sonhos tem programação intensa em Campinas nesta semana

Read Next

Pesquisa inédita de SindusCon-SP e Falconi aponta desafios na construção civil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *