Iniciativa sociocultural realiza pintura de grafite em escolas de Campinas

Alunos fizeram pintura de grafite no muros de instituições contempladas pelo Projeto “Cores do Amanhã” 

Conectando arte, educação e responsabilidade social, o Projeto “Cores do Amanhã” realizou a pintura de grafite em muros de duas escolas estaduais de Campinas (SP). Os alunos da E.E. Sebastião Ramos Nogueira, no São Bernardo, e da E.E. Telêmaco Paioli Melges, no Techno Park, participaram de um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite com o artista local Sergio Campelo, e tiveram contato com todo o material para experienciar essa manifestação artística.

O “Cores do Amanhã” é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. Na cidade de Campinas (SP), professores da rede estadual de ensino participaram, em abril, de uma oficina sobre “Alimentação Saudável”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. O projeto envolveu 15 escolas do município, e contou com a participação de 1.590 alunos e 24 professores, resultando em um total de 127 desenhos inscritos

Por meio de votação popular e da seleção de uma comissão julgadora, as duas escolas ganharam o Dia do Grafite, e tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos Rakelly Martins Ferreira, da E.E. Sebastião Ramos Nogueira, e Fausto Valdevino Neto, da E.E. Telêmaco Paioli Melges. Seguindo as instruções dos autores e a orientação de Sérgio Campelo, as realizações dos grafites contaram também com a colaboração dos colegas de classe e professores, que também assinaram seus nomes na arte.

 

Fausto Valdevino Neto, de 14 anos, conta que se inspirou em um caminhão de bananas e elaborou seu desenho pensando em trazer as frutas para as pessoas se alimentarem. “Isso serve saúde do povo, para algumas pessoas pararem de comer besteira. A banana é uma fruta bem saudável, que serve para dar energia, força e melhorar a vista também, assim como a cenoura”, aponta o aluno.

Aluno Fausto em frente à parede grafitada da E.E. Telêmaco Paioli Melges/Foto: Murilo Alves_Horizonte

Os professores também estiveram engajados nas atividades, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas.

A professora de Arte Leda Matheus, da E.E. Telêmaco Paioli Malges, utilizou embalagens de alimentos para atividades em sala: “Expliquei o conteúdo, organizamos os alunos em grupos, e eles foram separando o que era in natura, minimamente processado, processado e ultra processado. Esse projeto foi surpreendente e vai ficar marcado na vida dos alunos e na minha”. E a ação gerou ainda mais resultados! Além de ganhar o concurso do Cores do Amanhã, a escola conseguiu duas parcerias: com a Bananas Magário, que enviou frutas à instituição, e a Ceasa Campinas, que também enviou alimentos, e propôs um passeio para os alunos conhecerem o local, a parte de nutrição e alimentação direcionada às escolas, a Ceasa Flores, e também um produtor.

O grafiteiro Sérgio Campelo se sente honrado em passar do papel para a parede as artes selecionadas, e ressalta a experiência maravilhosa: “Foi emocionante ver o orgulho e a satisfação dos alunos ao verem o resultado dos seus trabalhos lá, grafitado na parede da escola. Ali, percebi dos alunos o empoderamento, o enfretamento do medo de errar e a satisfação de fazer o trabalho como queriam. Foram dias incríveis que ficaram registrados não só na parede, mas também na memória de quem esteve ali”.

Arte e saúde

De acordo com dados do relatório público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, de 2008 a 2021, a taxa de obesidade infantil no Brasil cresceu 70%. Tratar do tema em sala de aula, instruindo sobre as funções de cada nutriente no organismo e em quais alimentos estão presentes, auxilia na melhora de hábitos alimentares.

O projeto Cores do Amanhã em Campinas tem o patrocínio da Bayer, parceria com a Diretoria de Ensino Região Campinas Leste, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes.

Read Previous

Especialista conta como a cirurgia robótica revoluciona o tratamento do câncer

Read Next

SindusCon-SP realiza webinar gratuita sobre a importância da ESG na construção civil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *