Grupo SOnHe e PUC-Campinas se unem em ação de prevenção ao Câncer Colorretal

O Grupo SOnHe e o Hospital PUC-Campinas realizam uma ação de conscientização ao câncer colorretal. Entre os dias 07 e 08/03, os pacientes oncológicos do hospital e seus acompanhantes receberão informações sobre a doença. O mês recebe o laço azul marinho como forma de reforçar a importância dos cuidados para evitar a doença. Bem por isso, o Grupo SOnHe e o Hospital PUC-Campinas realizam nos dias 07 e 08/03 uma ação direcionada para os pacientes oncológicos e seus acompanhantes que estiverem no hospital no período da manhã. Serão distribuídos materiais educativos sobre a doença, com o objetivo de levar informação para que os próprios pacientes sejam disseminadores de informações ligadas à prevenção do câncer colorretal, que é o segundo mais frequente no Brasil entre homens e mulheres com mais de 60 anos.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê o diagnóstico de 45.630 novos casos de câncer colorretal para cada ano do triênio de 2023 a 2025. Apesar dos números alarmantes, o câncer colorretal é considerado um tumor que apresenta 80% de chance de cura quando o diagnostico é realizado em estágios iniciais. No Brasil, o rastreamento na população é indicado a partir dos 45 anos, sendo a colonoscopia o exame indicado.

Nos últimos meses, a doença ganhou destaque na mídia em função da morte de Pelé e Roberto Dinamite e do anúncio das cantoras Simony e Preta Gil sobre o recente diagnóstico. No caso das duas mulheres, o que chama a atenção é o fato do tumor ter se manifestado antes dos 50 anos, sendo chamado de câncer de início precoce. O médico David Pinheiro Cunha, oncologista do Grupo SOnHe explica que a incidência tem aumentado em pessoas mais jovens em função do estilo de vida moderno, em que as pessoas se exercitam pouco, se alimentam mal e fazem uso em excesso de álcool e cigarro. “Sabemos que 30% dos casos poderiam ser evitados com um estilo de vida saudável, com exercício físico regular, alimentação rica em fibras e verduras, baixo consumo de embutidos e carne vermelha”, alerta.

O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por 13 especialistas sendo cinco deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do Grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, Higor Mantovani, Débora Curi, Isabela Pinheiro, Amanda Negrini e pelas hematologistas Lorena Bedotti e Jamille Cunha. Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais.

Serviço:

Câncer Colorretal: Grupo SOnHe e Hospital PUC-Campinas se unem em ação de prevenção

Data: 07 e 08/03

Horário: período da manhã

Local: Hospital PUC-Campinas – Ambulatório de Oncologia

Read Previous

Campinas inicia vacinação Pfizer bivalente para pessoas a partir de 60 anos

Read Next

Artigo: Uma análise crítica sobre as queimadas na Amazônia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *