Carnaval de Barão Geraldo reúne cervejarias e blocos para animar foliões

Este ano, as cervejarias artesanais e os blocos de Carnaval de Barão Geraldo, distrito de Campinas, se uniram para levar às ruas a diversidade de uma das festas mais populares do país. As cervejarias Blacaman, Confra, Garimpeiro, Maali e Tábuas vão apoiar os grupos carnavalescos para ajudar na estruturação dos blocos. A iniciativa inédita prevê o repasse de um percentual da verba arrecadada com a venda de cervejas durante os dias de folia. A parceria também visa fortalecer o relacionamento dos foliões com a comunidade e comerciantes do distrito.

“Essa parceria é uma espécie de um sonho realizado. Queremos fortalecer os laços com a sociedade e mostrar que nosso Carnaval é alegria, cultura e manifestação popular, mas não só isso. O Carnaval de Barão também deve ser visto como uma atividade econômica, assim como nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Recife, e pode trazer benefícios para todos, mas para isso precisa de apoio do Estado, dos empresários e comerciantes”, diz Julio Matos, integrante do bloco Cupinzeiro e da comissão que discute a parceria.

Matos explica que desde 2015 os blocos têm tentado construir essa parceria e este ano deu certo. “Encontramos um grupo de comerciantes locais, o que pra gente é muito importante porque temos de valorizar as atividades do distrito. É gente que mora, vive e tem um comércio aqui, que faz uma cerveja artesanal de qualidade, e estão dispostos a fazer do Carnaval de Barão um evento importante para o distrito. Por um lado, a gente ajuda a fortalecer esses comerciantes locais e eles nos ajudam com o repasse de verba. Isso vai ajudar os blocos, mas também vai ajudar a movimentar a economia de Barão, e isso, certamente, se reflete na comunidade”.

“Sabemos da importância dessa manifestação artística que é o Carnaval, e o quanto o papel dos blocos representa para o distrito, por difundir a diversão, a arte, a diversidade, e consolidar Barão como um polo cultural. Nós, como integrantes da vida cultural do distrito, também temos responsabilidade em manter essa tradição e ajudar a impulsionar o desenvolvimento, por isso decidimos apoiar os blocos para que sejam cada vez mais estruturados e tenham recursos para dar vazão à sua criatividade e originalidade. Esse apoio só tende a crescer, pois queremos que essa parceria seja fortalecida”, afirma Flávio Silva, mestre-cervejeiro, sócio da Cervejaria Blacaman e um dos articuladores da parceria.

A folia começa na sexta-feira, dia 9, com o Abre-Alas, um evento de abertura do Carnaval de Barão Geraldo, que neste ano vai ter as apresentações do Maracatucá e do Berra Vaca.

No sábado, o JegueGerso anima os foliões com tradicionais marchinhas e músicas autorais, acompanhadas por flautim, bandolim, guitarra, violão e bateria. Na opinião de Bill Rodrigues, um dos fundadores do Jegue, “o Carnaval é alegria, e alegria deve ser para todos, e essa parceria com as cervejarias traduz bem isso, todos ganham. Nós, dos blocos, ganhamos apoio e recursos para melhorarmos nossos equipamentos e fantasias, as cervejarias divulgam suas marcas e seus produtos de excelência e ganham visibilidade, a economia do distrito se movimenta, e os foliões ganham um Carnaval de qualidade”.

A festa segue com União Altaneira, com muito samba e ritmos afro-brasileiros executados pela bateria Alcalina, e o Cupinzeiro, com sambas-enredo autorais em homenagem aos 40 anos do MST. “Essa parceria mostra que o distrito está olhando o Carnaval não só como momento de alegria, de festa, de ocupação de espaço público, mas também como um movimento em que os comerciantes também podem ganhar, sinalizando uma economia criativa, uma economia para todo o distrito. Para o Cupinzeiro, significa um avanço nas relações entre os blocos de Carnaval e os comerciantes e ainda uma ajuda econômica, uma vez que com esse acordo, as cervejarias vão repassar um percentual de suas vendas para os blocos, que não têm nenhuma outra fonte de financiamento público. Além disso, essa parceria implica uma compreensão mais ampliada do que é essa festa popular, de que todo distrito pode economicamente ganhar, e que as relações tendem a ser sempre melhores, mais cordiais, mais democráticas e mais justas, principalmente”, afirma Hidalgo Romero, integrante do Cupinzeiro e um dos articuladores da parceria.

As Caixeirosas garantem a diversão da criançada com marchinhas infantis, em apresentação durante a tarde, e o Maracatucá traz o ritmo do maracatu para as ruas. Para fechar a folia, na terça-feira, quem arrasta os brincantes é o Berra Vaca, bloco mais antigo do distrito, que, com irreverência e originalidade, desfila com sua vaca elétrica pela madrugada. Vários outros blocos com os mais diferentes estilos se apresentam durante os quatro dias e noites de Carnaval, pelas ruas do distrito, em diversos horários, e agradam a foliões de todas as idades.

Em todos os blocos, as cervejarias vão estar presentes desde a concentração, oferecendo diversas opções de cervejas artesanais, das mais leves às mais fortes, para todos os gostos. A bebida vai ser servida em copos plásticos descartáveis e as cervejarias vão acompanhar os blocos em carrinhos manuais.

Confira a programação:

9/2 Abre-Alas – 17h às 22h – Praça Durval Pattaro
10/2 Bloco Cupinzeiro – 11h às 13h – Praça Durval Pattaro
10/2 Bloco das Caixeirosas – 15h às 21h – Praça Durval Pattaro
10/2 Bloco Quebra Coco – 16h às 21h – Av Sta Isabel com a Rua Julia Leite de Barros
10/2 Bloco JegueGerso – 21h às 3h – Praça do Coco
11/2 Bloco Matuá – 9h às 13h – Vila São João
11/2 Bloco do Ribeirão – 11h às 15h – Praça do Coco
11/2 Bloco do Circo – 16h às 18h – Vila São João
11/2 União Altaneira – 16h às 3h – Av. Santa Isabel
12/2 Bloco dos DJs – 10h às 17h – Praça Durval Pattaro
12/2 Bloco do Cupinzeiro – 16h à 0h – Praça do Coco
12/2 Bloco da Selva – 22h às 3h – Av. Santa Isabel
13/2 Bloco Maracatucá – 17h às 21h – Praça do Coco
13/2 Bloco Berra Vaca – 22h às 3h – Praça Angelo Carlini

Read Previous

Direitos do Consumidor no Carnaval: Cuidados importantes para aproveitar o feriado sem transtornos

Read Next

Unimed Campinas inaugura mais uma unidade para atendimento ao Autismo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *