Campinas sedia Congresso Brasileiro de Psicanálise da FEBRAPSI de 01 a 04 de novembro

Reconhecido como o grande encontro da psicanálise brasileira, evento inédito na cidade está na 29ª edição

Campinas vai ser a sede, de 01 a 04 de novembro, do Congresso Brasileiro de Psicanálise da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), que ocorre no Centro de Convenções Royal Palm Hall. Em sua da 29a. edição, o evento reunirá mais de 1.700 participantes de todas as regiões do País.

Considerado o grande encontro dos psicanalistas brasileiros, o congresso da FEBRAPSI, é um evento bienal que se dá sempre em parceria com uma de suas instituições federadas, sendo essa a primeira vez que Campinas sedia o evento. A 29ª edição homenageará o texto de Freud “O Eu e o Isso”, que completou 100 anos de sua primeira publicação.

A edição 2023 terá participação de psicanalistas médicos, psicólogos, assistentes sociais, demais profissionais da área de saúde, terapeutas ocupacionais, estudantes universitários, docentes, pesquisadores, consultores e profissionais de instituições de Ciência & Tecnologia, bem como membros das Sociedades de Psicanálise e Grupos filiados, para um rico encontro de experiências científicas.

Para retomar o Congresso presencial, a FEBRAPSI, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas (SBPCamp), anfitriã do encontro, trabalhou intensamente. Tudo para que a organização do evento estivesse à altura da tradição que cerca esse encontro, tanto no que se refere ao programa científico como em relação à programação cultural e social.

Com relação ao conjunto das atividades científicas, a visão pluralista da FEBRAPSI se materializa na colaboração de todas as federadas e seus membros. As inúmeras propostas de atividades enviadas, que refletem a amplitude do movimento psicanalítico da Federação, estão no programa científico.

Temas abordados

Assim, essa 29ª edição terá nove eixos de reflexão: “Pensando a psicanálise”; “Psicanálise e cultura”; “a Clínica”; “o Conceitual”; “Uso de Tecnologias”; “Comunidade e projetos sociais”; “Intolerância e preconceito”; “Infância e adolescência”; “Didático e o institucional”. Esses eixos concentram 18 cursos, quatro Grupos de Trabalho, 107 Mesas Redondas, 120 Temas Livres, 27 Pôsteres, 18 Diálogos Psicanalíticos e seis Debates Clínicos.

Além da parte científica, o evento terá atividades sociais e culturais com apresentações da riqueza cultural de Campinas e região.

 

 

 

 
O tema central

Com o tema “O Eu com Isso: afetos em emergência”, escolhido em conjunto com os diretores científicos das Sociedades e Grupos de Estudos federados, a FEBRAPSI destaca o texto de Freud que inaugura a teoria estrutural, ligada também à nova concepção pulsional, inserindo outros elementos constitutivos de caráter enigmático na descrição do aparato psíquico. Transformações essas que aproximam a obra freudiana da prática clínica contemporânea e de questões culturais que permeiam a sociedade atual.

 

 

Serviço:

29º Congresso Brasileiro de Psicanálise da FEBRAPSI

Data: de 01 a 04 de novembro de 2023

Local: Centro de Convenções Royal Palm Hall (Rua Monsenhor Luís Fernandes de Abreu, 311, Jd. Do Lago, Campinas/SP.)

Informações e inscrição no hotsite https://congresso.febrapsi.org

 

Read Previous

Cia Tugudum faz nova apresentação de “Apitaí” em novembro

Read Next

Festival Expo D. Pedro Matsuri agita fim de semana em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *