Campinas fecha campanha de vacinação com 32 mil doses após novas estratégias

Saúde registrou comparecimento de 46,5 mil em locais de vacinação durante a campanha de vacinação que durou 2 meses e terminou em 30 de novembro. Todas as vacinas seguem disponíveis nos centros de saúde

Campinas aplicou 32 mil vacinas durante a Campanha de Multivacinação realizada para atualizar as cadernetas das crianças e adolescentes de até 14 anos. Durante a ação realizada de 30 de setembro a 30 de novembro, a Secretaria  Municipal de Saúde registrou o comparecimento de 46,5 mil pessoas em locais que aplicaram os imunizantes. Mesmo encerrada  a campanha, todas as vacinas permanecem disponíveis nos 67 centros de saúde da cidade. Basta apresentar documento com foto e a caderneta (se tiver).

A quantidade de pessoas que foram às unidades de saúde foi maior do que o número de doses contabilizadas porque nem todas as pessoas estavam com vacinas atrasadas, totalizando 46.548  comparecimentos, divididas nas faixas de idade de 0 a 14 anos. Deste total  32.184 receberam vacinas.
A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, explicou que, ao contrário de 2022, a campanha deste ano não fez uma convocação geral do público-alvo, mas somente das crianças e adolescentes que precisaram, de fato, atualizar a caderneta.
Com isso, ela frisou que, em relação a 2021, quando as regras foram idênticas e não houve meta estipulada na ação, houve melhora dos indicadores da vacinação em Campinas. Naquele ano foram registrados 32,3 mil comparecimentos e 22,4 mil doses aplicadas. “Acredito que as novas parcerias, estratégias diferenciadas de vacinação e todos os esforços conjuntos de nossos profissionais contribuíram”, explicou Chaúla.
A lista de imunizantes que foram colocados à disposição para atualização na campanha incluiu doses da pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A. Além disso, a ação também teve aplicações de vacinas contra a covid-19 e a gripe.
Ações em centros de compras
Uma ação especial realizada no fim de semana (2 e 3 de dezembro) no Unimart Shopping e no supermercado Enxuto resultou na aplicação de 261 doses para atualizar cadernetas de crianças e adultos.
“O aumento mais significativo foi entre pessoas de 5 a 14 anos. O percentual de comparecimento foi 67% maior, e foram 75% a mais de vacinados”, destacou Chaúla ao mencionar que também ocorreram aumentos nas faixas etárias inferiores.
O que mudou na campanha atual?
Neste ano, a Saúde levou a multivacinação a cinco terminais de ônibus, e aplicou doses em três shoppings: Unimart, Parque Dom Pedro e Parque das Bandeiras. E, por meio de uma parceria com a Emdec, Transurc e cooperativas do transporte público, houve concessão do benefício da gratuidade de ônibus para crianças, adolescentes e os responsáveis durante a ida e volta dos locais de vacinação no Dia D da campanha.
Para elevar a área de cobertura, a Administração ainda promoveu vacinação em escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme calendário de cada uma.
Além disso, foram elaboradas ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary e, por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus do transporte público coletivo de Campinas têm publicidade da campanha no backbus (parte traseira) e busdoor (vidro traseiro), e 1,4 mil cartazes colocados nas áreas internas.
A Secretaria de Saúde incluiu campanha de incentivo nas redes sociais, e houve colocação de banners, cartazes em centros de saúde, novo site de vacinas, entre outros.
Informações no site www.vacina.campinas.gov.br.

Read Previous

IX Mostra Jazz vai agitar Campinas de 3 a 10 de dezembro

Read Next

Guarda Municipal reforça patrulhamento no Centro com Operação Natal Seguro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *