Câmara de Campinas vota projetos que valorizam a causa autistas

A Câmara Municipal de Campinas realiza na quarta-feira (17) a vigésima primeira Reunião Ordinária do ano de 2024 e entre as votações previstas para a noite desta segunda estão, em análise inicial, dois Projetos de Lei que valorizam a causa autista e um outro que cria cadastro municipal para adoção animal. As duas propostas iniciais são de autoria do vereador Nelson Hossri (PSD) e a primeira delas altera a Lei que criou o Dia Municipal de Conscientização em relação ao Transtorno do Espectro Autista (14.688/2013), que é comemorado anualmente em 2 de abril,  inserindo na norma uma série de medidas.

“O objetivo é que o município promova ações mais incisivas para a inclusão social, autonomia, protagonismo e independência das pessoas com autismo. A proposição prevê, por exemplo, campanhas publicitárias e institucionais, seminários e palestras sobre o tema “, explica Nelson Hossri.

O outro projeto de Hossri cria a “hora do silêncio nos parques de diversões”. “Será um horário reservado para funcionamento das atrações que passarem por Campinas com redução no volume dos sons dos equipamentos, para atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista, já que elas são mais sensíveis ao som”, explica Hossri.

Vale lembrar que o autismo é uma combinação de atributos pautados pelo prejuízo na interação social e na comunicação, bem como padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Usualmente o transtorno se inicia antes dos três anos e, quando diagnosticado precocemente e acompanhado por profissionais, pode ser revertido a níveis leves ou moderados.

Cadastro de Adoção Animal

Também está previsto para votação inicial nesta quarta  o Projeto de Lei do vereador Permínio Monteiro (PSB) que cria o Cadastro Municipal de Adoção Animal. Segundo o parlamentar, o objetivo da proposição é conectar interessados em adotar animais domésticos, organizações da sociedade civil, protetores independentes e órgãos públicos de proteção animal, como o Departamento de Bem Estar Animal, canis, gatis e abrigos.

“A adoção é um ato de amor, representa a possibilidade de uma nova vida para muitos animais que realmente precisam de cuidados e de afeto, de modo que um cadastro a nível municipal pode ser muito útil nessa conexão. Aproveitando-se a tecnologia para reunir os dados de quem quer adotar e daqueles que precisam da adoção, é possível potencializar as chances de concretização desse encontro. É preciso que o Cadastro Municipal para Adoção de Animais seja instituído e fique disponível o quanto antes, a fim de abreviar o sofrimento dos animais domésticos desamparados”, conclui

A Reunião Ordinária- aberta ao pública – será realizada a partir dass 18 horas no Plenário do Legislativo, com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta. Também será transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas, em sinal digital 11.3 ou pelo canal 4 da NET Campinas ou 9 da Vivo Fibra – com retransmissão simultânea no pelas fanpages da Casa e da TV no Facebook, Youtube e no streaming da página inicial do site oficial.

 

Assessoria de Imprensa: Câmara Municipal de Campinas

Read Previous

Prefeitura de Campinas convoca 143 candidatos para preenchimento de vagas nos dias 29 e 30 de abril

Read Next

Comissão de Legalidade analisa pareceres sobre “Programa Banheiro Legal” e outros Projetos de Lei

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *