Sala dos Toninhos em Campinas recebe o badalado Baile do CRAU e uma oficina de ritmos

Atividades gratuitas serão realizadas entre sexta (15/3) e sábado (16/3) Sala dos Toninhos,  espaço localizado na Estação Cultura, em Campinas 

 A oportunidade é única: participar do badalado Baile do CRAU: O Amor é Brega, que contará com o pré-lançamento do álbum autoral Fagulha, do grupo Cridão e Arapuca de Urubu (CRAU). O show está marcado para essa sexta-feira (15/3), às 20h, na Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, no Centro, em Campinas. Com entrada grauita, o público poderá curtir som de ritmos do brega, como Lambada, Zouk, Calipso, Axé, Merengue, Bolero, Guitarradas Paraenses e Samba Duro Baiano.

 

Além do show e da gravação do álbum autoral, que estará disponível no Spotify até o final de março, o projeto, que contou com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), também contemplará a realização da Oficina de Ritmos Populares, ministrada pelo músico Cris Monteiro, o Cridão, no sábado (16/3), das 14h às 16h, também na Sala dos Toninhos.

 

A ideia do projeto nasceu de um desejo fervoroso. Por sinal, um sonho que jamais envelheceu, como destaca Cris Monteiro, o Cridão, o responsável pela iniciativa. Desde a década de 1990, ele levanta a bandeira do brega na Região Metropolitana de Campinas (RMC). “O Baile do CRAU vem justamente propagar e disseminar a história do brega, que, para mim, vai além do fato de ser um ritmo musical. Sempre o encarei como um movimento cultural e social”, destaca o músico. E sobre a fama de o brega ser um ritmo menor, Cridão? Responde sem rodeios: “Ah, isso é coisa de quem não vivenciou o movimento como algo do dia a dia, como arroz com feijão. O brega é assim: ou você ama ou você odeia. Contudo, achar que a música é empobrecida já é desconhecimento”, arremata.

 

Com duas horas de duração, a versão do Baile do CRAU que chega à Sala dos Toninhos recorda antigos clássicos de figuras como Bartô Galeno, Alípio Martins, Gretchen, Sidney Magal, Dona Onete, Carlos Alexandre, Nelson Gonçalves, entre outros. Contudo, o grande destaque da noitada são as canções autorais assinadas pela criatividade de Cridão. Vale destacar que sete delas estão presentes no álbum Fagulha, que será lançado ainda neste mês no Spotify.

 

E quem estará sob os holofotes do Baile do CRAU? Ao lado Cridão (voz e bateria), a cena será ocupada por Yandara Pimentel (voz e percussão), Mex Zani (teclados), Douglas Ferreira (guitarra), Leo Cappi (baixo) e Bruce Willian (trompete).

Baile Crau/crédito: Diler Santos /divulgação

O álbum

Gravado no Estúdio Cajueiro, em Campinas (SP), entre 2023 e o início de 2024, o álbum autoral Fagulha é recheado pelas canções Guardião (dance hall), Nosso Amor (tango-afro-rock), Fagulha (salsa), Tokinha (lambada-ijexá), Amargo (zouk-salsa), Sandrie (bolero) e Alaor (bangue-axé), todas assinadas por Cridão. Vale destacar que Nosso Amor, apenas, trata-se de uma parceria do músico com a cantora Tatiana Rocha.

E qual a matéria-prima para as canções? Cridão responde: “Inspiro-me muito nesta ambiência que o brega traz. Ou seja, as dores de amor, os chifres bem colocados, o empoderamento feminino, o choro do homem, a saia rodada, a flor no cabelo, o perfume da moça… Todas essas situações são grandes motes para compor o brega”, revela Cridão.

Apesar de Fagulha ser o carro-chefe do álbum, o músico escolhe outra canção como a predileta: Guardião. Explica o motivo: “Por meio dela, estamos fazendo uma leitura diferenciada do brega, com uma estética mais eletrônica, tudo construído no computador, proporcionando uma vertente mais eletroacústica. A mensagem dela também me chama a atenção, pois trata do fortalecimento de quem é do movimento e busca tirar os estigmas negativos que ainda existem sobre o brega”.

 

A Oficina

Sábado (16/3), das 14h às 16h

Ministrada por Cridão, a Oficina de Ritmos Populares abordará temas relativos a ritmos afro-brasileiros, tendo como principal foco o carimbó (ritmo musical amazônico) e uma dança de roda de origem indígena, típica da região norte do estado do Pará, influenciada por negros e portugueses.

“A oficina se dará de forma interativa com os participantes tendo acesso aos instrumentos necessários para que, dessa forma, haja melhor entendimento e maior absorção dos elementos musicais. Serão ainda abordados os passos de dança do carimbó, pois, assim como a proposta do CRAU, é importante demonstrar que música e dança cooptam entre si”, destaca o músico.

Quantidade de vagas? 20 pessoas (maiores de 18 anos).

Saiba mais

Baile do CRAU e pré-lançamento do disco

Quando: Sexta-feira (15/3), às 20h
Onde: Sala dos Toninhos | Estação Cultura (Av. Francisco Teodoro, 1.050, na Vila Industrial, em Campinas | SP)
Quanto: Grátis

Oficina de Ritmos Populares, com Cridão
Quando: Sábado (16/3), das 14h às 16h
Onde: Sala dos Toninhos | Estação Cultura (Av. Francisco Teodoro, 1.050, na Vila Industrial, em Campinas | SP)
Quanto: Grátis

Informações: @crauoficial

Read Previous

Bocanegra agita o St. Patrick’s day com show dançante na Cervejaria Blacaman

Read Next

Dia do Consumidor no Shopping Parque das Bandeiras tem duração de uma semana com cupons exclusivos no app

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *