Zona Azul Digital terá fiscalização educativa até 16 de setembro

Uma campanha de fiscalização educativa da Zona Azul Digital foi iniciada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta terça-feira, 16 de agosto, na abrangência do estacionamento rotativo pago, na região central de Campinas e no Jardim Guanabara.

A ação vai até 16 de setembro e busca orientar os motoristas sobre a utilização do sistema. Neste período, não haverá aplicação de penalidades por estacionamento irregular. Um folheto educativo em formato de Auto de Infração de Trânsito (AIT) será fixado no vidro dos veículos estacionados sem que o cartão digital tenha sido validado. O material será acompanhado por um informativo com o passo a passo para a utilização do sistema. 

“Os condutores ainda têm muitas dúvidas sobre a utilização da Zona Azul Digital. A ação educativa foi concebida para alertar que estacionar em desacordo com a regulamentação é uma infração de trânsito; e orientar sobre como o sistema deve ser utilizado”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. O mapeamento dos veículos a serem impactados pela ação será realizado por meio da viatura equipada com câmeras OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres).

O sistema indicará os veículos estacionados irregularmente aos agentes da Mobilidade e educadores embarcados. Paralelamente à triagem dos veículos estacionados irregularmente, os condutores serão orientados por educadores sobre a utilização do aplicativo da Emdec para a compra do cartão digital, formas de pagamento e utilização das vagas. Mais de 30 profissionais da Emdec estarão envolvidos na ação, entre educadores e agentes da mobilidade urbana. Na última segunda-feira, 15 de agosto, a equipe detalhou a campanha para comerciantes da região central. 

Saiba como adquirir o cartão digital da Zona Azul:

Pelo smartphone– Baixe o aplicativo gratuito “Emdec”, disponível no Google Play ou na App Store e acesse o ícone Zona Azul Digital.- No primeiro acesso, é necessário realizar um breve cadastro.- Para cadastrar um veículo, acesse “Novo Veículo”, informando placa e modelo.- Na opção “Comprar Créditos”, indique o valor desejado e escolha o modo de pagamento (cartão de crédito, Pix ou boleto). O ideal é comprar os créditos com antecedência.- Assim que estacionar na vaga, habilite o cartão digital. Clique sobre o veículo cadastrado ou na opção “Ativar Cartão Digital” e confirme no botão “Estacionar”. O valor de R$ 4 será debitado dos créditos disponíveis. No ponto credenciado– Informe a placa do veículo e faça o pagamento (cartão de crédito, cartão de débito, Pix ou boleto bancário). O uso da vaga será liberado sem que o motorista precise retornar ao veículo. Também é possível realizar o primeiro cadastro para utilização do sistema. 

Placa indica a necessidade de cartão de Zona Azul (Divulgação)

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA

A Zona Azul Digital foi lançada em 10 de março, conta com múltiplas formas de pagamento, proporciona maior rotatividade das vagas e democratiza o uso do espaço público. A migração para as plataformas digitais marca o fim dos talões de papel e a modernização do atual sistema, implantado na década de 1990. Outros benefícios são o maior controle sobre a venda, o incentivo à correta utilização dos espaços e a prevenção de fraudes. 

A Zona Azul Digital abrange a operação das 1,8 mil vagas distribuídas entre a região central e o Jardim Guanabara. O tempo de permanência varia de 1, 2 ou 5 horas, de acordo com a região. O valor da tarifa de estacionamento é de R$ 4,00 (fixo). Para acessar todas as informações sobre a Zona Azul Digital, consulte o hotsite www.emdec.com.br/zonazuldigital.

Read Previous

Teleférico de Pedreira volta a funcionar após mais de 20 anos 

Read Next

Sanasa fará obra de melhoria na oferta de água na região do Bonfim

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *