Centros de Saúde de Campinas atendem mais de 1.100 pacientes com sintomas dengue no final de semana

Os 11 Centros de Saúde de Campinas (CSs) abertos no fim de semana para ampliar a assistência aos pacientes com sintomas de dengue, e reduzir a demanda por atendimentos na Rede Mário Gatti, receberam 1.195 pacientes no sábado e domingo, 23 e 24 de março.

O total  de atendimentos considera novos casos e retornos: foram 1.071 no sábado e 124 no domingo. As 11 unidades básicas funcionaram em esquema especial, das 7h às 17h.

“Só por esse número a gente tem a condição de dizer que de fato acertou em abrir e estender os horários das unidades, pois senão esses pacientes estariam indo para as portas hospitalares’, avaliou a diretora de Saúde, Monica Nunes.

“Essa iniciativa da Secretaria de Saúde é muito bem-vinda para que ela desafogue a porta dos prontos-socorros e das UPAs, garantindo que os pacientes com maior gravidade sejam atendidos com maior rapidez nessas unidades. Nós, da Rede Mário Gatti, poderemos garantir um atendimento mais ágil àqueles que realmente precisam de um atendimento de urgência e emergência’, falou o diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Carlos Arca.

Os centros que mais receberam pacientes no fim de semana foram: Jardim Aeroporto, Jardim Aurélia e Santo Antônio. Para viabilizar o funcionamento ampliado das unidades, a Saúde fará pagamento de horas extras aos profissionais, uma das medidas previstas no decreto para situação de emergência em saúde pública por conta da epidemia de dengue.

Campinas está em epidemia e decretou situação de emergência em 7 de março. De 1º de janeiro até esta segunda, 25 de março, foram registrados 27.930 casos e quatro mortes.

Ampliação do sistema de atendimento

No sábado, nove das 12 unidades que já funcionavam neste dia tiveram horário ampliado até 17h para receber pacientes. Com isso, das 7h às 13h, as unidades básicas atenderam todos os casos, mas, a partir das 13h, a assistência foi direcionada para as pessoas com sintomas de dengue: febre, dor de cabeça, dor no corpo e/ dor nos olhos, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo (exantema).

As nove unidades com esquema especial são: Florence, Valença, Ipê, Aeroporto, Capivari, Santo Antônio, União de Bairros, Aurélia e São Quirino.

Já as três que continuaram abertas no período convencional, portanto, das 7h às 13h, foram: Dic 1, Santa Lúcia e Vista Alegre.

A Saúde ainda reforçou o esquema de assistência com funcionamento excepcional do CS Campo Belo, também das 7h às 17h, para receber pacientes com suspeita de dengue.

Ainda durante o sábado, o Laboratório Municipal também funcionou para receber amostras de exames e, com isso, facilitar o direcionamento de ações por equipes de saúde.

No domingo, o CS São Bernardo abriu no mesmo horário para receber pacientes com sintomas de dengue. Neste caso, os exames foram analisados pela Rede Mário Gatti.

Orientações sobre assistência

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

Os endereços dos 68 CSs de Campinas estão disponíveis na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude

Reforço na UTI

A Rede Mário Gatti abriu nesta segunda mais cinco leitos de UTI pediátrica no Hospital Ouro Verde. A unidade, antes do investimento, já contava com dez leitos.

Com o acréscimo, o número total de estruturas deste tipo subiu para 34 no SUS Municipal.

Mais informações no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.

Read Previous

Turnê 2024 da artista indiana Anandita Basu chega a Campinas

Read Next

Restaurantes em Campinas preparam pratos especiais para o feriado de Páscoa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *