Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo lança a Coalizão Campinas

Iniciativa segue modelo japonês de realização de negócios regionais em um raio de 50 a 80 quilômetros

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, lançou a Coalizão Campinas, nessa quarta, 3 de maio, na sede da Regional do Ciesp. O presidente do Ciesp, Rafael Cervone e o diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, participaram do evento. Estimular a vocação econômica, atrair investimentos e fortalecer a cadeia produtiva regional, visando o desenvolvimento econômico são os objetivos iniciais da coalizão.

Na apresentação da Coalizão Campinas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, defendeu a formação de polos econômicos regionais, com fornecedores em um raio de 50 a 80 quilômetros, “a exemplo do modelo japonês”.

Lima afirma que “o subsídio (para as empresas) não é o melhor caminho para o crescimento econômico”. O secretário lembra que a região de Campinas é o segundo maior PIB do Estado (19,8%), perdendo apenas para a Região Metropolitana de São Paulo (51,5%), o que demonstra a pujança da economia paulista. Dentro da visão da Coalizão, ele defendeu a inserção das diversas regiões produtivas, dentro de uma visão estratégica maior, focada no desenvolvimento do Estado de São Paulo.

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, afirma que a Coalizão pode realizar um trabalho para que as empresas sejam mais competitivas, atuando nas cadeias regionais e globais de fornecimento. “São Paulo pode ser um grande exportador para a América Latina como um todo. O México está ganhando essa dimensão nas exportações para os Estados Unidos. Como o secretário falou, a indústria não quer subsídio, quer isonomia competitiva. Com relação a educação já está dando frutos.  Nos últimos 12 meses, o Sesi capacitou as Prefeituras, com o reforço escolar para 580 mil alunos”, acrescenta.

Rafael Cervone, presidente do Ciesp /                    Foto: Roncon&Graça Com

O diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, reforça a atuação da Regional, que abrange 19 municípios, formando um polo pujante e que se destaca no cenário econômico nacional. “Temos ações práticas, que já podemos efetivamente colocar na rua. Precisamos trabalhar as diretrizes que estão sendo montadas (pela Coalizão) e movimentar a cadeia produtiva local e regional de maneira efetiva. A nossa região é multissetorial e tecnológica”.

José Henrique Toledo, Jorge Lima, Rafael Cervone e Luiz Alberto Souza/

Foto: Roncon&Graça Com

Read Previous

Exposição de materiais militares em Campinas comemora 80º aniversário da Brigada Anhanguera

Read Next

Estação Cultura de Campinas recebe domingo nova edição de Feira Cultural Afro Mix

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *