Saúde realiza ação de prevenção da febre maculosa nesta quinta-feira, 19

Durante a ação, os técnicos vão distribuir panfletos, aplicar um questionário e esclarecer dúvidas da população.   

  A Pasta realiza constantes atividades de prevenção. Em 2022 foram feitas mais de 150 ações com a população, setores da educação e redes de saúde pública e privada. Também há diversas ações intersetoriais que acontecem semanalmente em Campinas.    

Os meses mais secos e frios do ano consistem no período de sazonalidade da doença, que é endêmica na Região Metropolitana de Campinas (RMC).     No ano passado foram confirmados 11 casos de febre maculosa. Sete pessoas morreram.     

Casos de residentes em Campinas    

– Homem, 31 anos. Início dos sintomas em 30 de setembro. O local provável de infecção fica na região Sul. Evoluiu para cura.  

– Mulher, 51 anos. Início dos sintomas em 13 de setembro. O local provável de infecção fica na região Sul. Morreu dia 22 do mesmo mês.  

– Homem, 36 anos, Início dos sintomas em 10 de setembro. O local provável de infecção fica em outro município. Morreu dia 16 do mesmo mês.  

– Homem, 38 anos. Início dos sintomas em 27 de agosto. O local provável de infecção fica em outro município. Evoluiu para a cura. 

  – Homem, 79 anos. Início dos sintomas em 28 de julho. O local provável de infecção fica na região Leste. Morreu em 4 de agosto  

– Mulher, 36 anos. Início de sintomas em 28 de julho. O provável local de infecção fica na região Sul. Morreu em 4 de agosto. 

  – Mulher, 45 anos. Primeiros sintomas em 1º de julho. O provável local de infecção fica na região Leste. Morreu em 5 de julho. 

  – Homem, 66 anos, com primeiros sintomas no dia 24 do mês de junho. O provável local de infecção fica na região Leste. Morreu em 30 de junho.

   – Homem, 27 anos, teve os primeiros sintomas em 3 de junho. O provável local de infecção fica na região Leste. Evoluiu para cura.   

– Homem, 43 anos, com início de sintomas em 27 de maio. O provável local de infecção fica na região Leste. Evoluiu para cura. 

   – Homem, 18 anos, teve início dos sintomas em 20 de abril. O provável local de infecção fica na região Norte da cidade. Morreu no dia 24 do mesmo mês.   

  Cuidados  

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado.    

Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.  

  Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve com locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com com outras doenças febris agudas, como covid-19 e dengue.     

Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato. A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos apropriados.

Read Previous

Carnaval de Campinas 2023 tem 65 blocos confirmados e 80 desfiles de rua

Read Next

Comitê da Saúde e Rede Mário Gatti supervisionará integração da telessaúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *