SarauCine 2.4 do Teatro Barracão exibe documentário e animação premiados

A edição de Agosto do projeto SarauCine 2.4, que integra o Cineclube do Teatro Barracão, será nesta semana. Na quinta-feira (8/8), às 19h, a plateia confere o documentário Esquerda em Transe; e, no domingo (11/8)às 11h, será a vez da animação O Menino e o Mundo, indicada ao Oscar em 2016. Vale destacar que as exibições acontecem no Teatro Barracão, localizado em Barão Geraldo, em Campinas (SP). O ingresso é no chapéu (contribuição espontânea da plateia).

Com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, o SarauCine 2.4 tem a curadoria assinada por Coraci Ruiz, fundadora da produtora Laboratório Cisco, e Daniel Almeida, arte-educador e produtor de cinema. A temporada do projeto, que estreou em junho e se estende até novembro deste ano, será composta de um total de 24 exibições.

O documentário

Quinta-feira (8/8), às 19h

O documentário Esquerda em Transe (78′, 2018), dirigido pelo experiente e premiado Renato Tapajós, com produção do Laboratório Cisco, nasceu de uma inquietação sobre o que seria ser de esquerda no Brasil no Século 21. Durante o processo de reflexão, o diretor também buscou ampliar o seu olhar para conhecer e reconhecer as novas esquerdas no Brasil, com pautas que vão muito além da luta de classes, aproximando-se, dessa forma, do Levante Popular da Juventude, do MTST, dos Jornalistas Livres, dos movimentos Negro e LGBTQIA+ etc.

“Estávamos em 2016, ano do golpe jurídico parlamentar midiático contra a presidenta Dilma e, depois de quase 14 anos de governos progressistas, acreditávamos, com alguma inocência, que o nosso projeto de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária estava consolidado. O golpe serviu para nos dizer que não. E o que veio depois provou que realmente nosso projeto estava longe de estar consolidado”, destaca Hidalgo Romero, que assina o roteiro e a montagem da produção.

Com 78 minutos de duração, o documentário conta com depoimentos de Guilherme Boulos, Marilena Chauí, João Pedro Stédile, Boaventura de Souza Santos, Lira Alli, Nataly Santiago, Tiago Pará e Renan Santos.

A animação

Domingo (11/8)às 11h

Em uma pequena casa no campo, um garoto mora com o pai e a mãe. Diante da falta de trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Essa é sinopse da premiada animação O Menino e o Mundo (79’, 2013), assinada pelo diretor Alê Abreu. Em 2014, recebeu o Crystal Awards – prêmio máximo no mais importante festival de animação do mundo, o Festival de Annecy, na França, e, em 2016, concorreu ao Oscar de melhor longa-metragem de animação. No rol de reconhecimentos, ainda constam prêmios no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema (2015) e no Annie Awards (2016).

“O filme Menino e o Mundo trata de temas muito relevantes para a formação da sociedade brasileira, como a imigração dentro do país, a desigualdade social e as ameaças de poderes autoritários.  Só que ele faz isso de uma maneira muito poética, muito bonita, trazendo elementos visuais e sensoriais para também conhecermos um pouco mais do Brasil. É uma animação maravilhosa que cativa tanto crianças quanto adultos”, avalia Coraci Ruiz, curadora do SarauCine 2.4.

Longa_o menino e o mundo/Divulgação

O projeto

 

SarauCine 2.4 tem como principais objetivos a promoção do convívio diverso no espaço do Teatro Barracão, a difusão de obras audiovisuais brasileiras e a discussão de temáticas pertinentes à nossa sociedade. A partir de exibições de longas e curtas, documentários e ficções, além de oficinas de roteiro, mesas redondas e rodas de conversa; o projeto promove a programação continuada e de qualidade na cidade.

 

SarauCine 2.4 | Edição de Agosto

 

Quinta-feira (8/8), às 19h
Exibição de Esquerda em Transe

Domingo (12/8), às 11h
Exibição de O Menino e o Mundo

 

Onde:  Teatro Barracão (Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo, Campinas/SP).
Quanto: Ingresso no chapéu (contribuição espontânea).
Informações: (19) 99883-9872 e @teatrobarracaocampinas

Read Previous

Dia do Imigrante chinês leva à Estação Cultura de Campinas um pouco da China no domingo, 11 de agosto

Read Next

Construção pode crescer 3,4% em 2024, aponta SindusCon-SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *