Pulmão gigante alerta para os perigos à saúde provocados pelo cigarro

  Um pulmão gigante inflável será exposto em Americana no próximo dia 29 de maio, e poderá ser visitado das 8 às 16 horas, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A ação é uma forma de conscientizar sobre os riscos que envolvem o uso de tabaco, além de marcar o dia 31 de maio, quando é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. Organizada pelo Grupo SOnHe, a iniciativa reforça a importância do último dia de maio, em que todos os esforços estão voltados para levar informações à população sobre as consequências do cigarro. Rafael Luís do Carmo, oncologista do Grupo SOnHe e coordenador da UNACON (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana, explica que ações como essa devem ser constantes para sensibilizar os fumantes e alertar aqueles que ainda não experimentaram o cigarro. “Quanto mais informação as pessoas tiverem, mais capacidade de discernimento elas desenvolverão, até perceberem que o cigarro é um perigo”, reforça o oncologista.

 

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, 12,8% das pessoas se apresentavam como fumantes. O cigarro ainda é a maior causa evitável de mortes, sendo responsável por mais de 8 milhões anualmente em todo o mundo. O câncer de pulmão é a principal causa de morte em função do cigarro, sendo responsável, por exemplo, pela morte da cantora Rita Lee, no começo de maio. Fumante desde os 22 anos, Rita Lee descobriu o câncer 50 anos depois e manteve o tratamento por dois anos. Por isso, a conscientização deve ser um esforço coletivo, reforça Danilo Carvalho Oliveira secretário de saúde de Americana. “Acreditamos que essa união de esforços seja extremamente importante para a população tomar consciência sobre os perigos que envolvem o cigarro”, explica o secretário.

 

O câncer pulmão é o segundo mais incidente no mundo, sendo responsável, segundo a OMS, por 2,2 milhões de novos casos por ano, o que representa 11,4% dos casos de câncer registrados mundialmente. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que entre 2023-2025 devam ser diagnosticados 15 mil novos casos por ano de câncer de pulmão. O tabagismo, portanto, é responsável por 443 mortes por dia no Brasil. “Trazer um pulmão gigante para a porta do principal hospital da cidade é oferecer à população a possibilidade de compreender na prática os riscos que envolvem essa doença, explica Anis Ghattás Filho, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, organização social que tem a gestão compartilhada com a prefeitura do Hospital Waldemar Tebaldi e da UNACON.

Cartaz de divulgação da ação em Americana/Divulgação.

 

SERVIÇO:

 Pulmão gigante alerta para os perigos provocados pelo cigarro

Data:  29/05/2023

Horário: 8 às 16 horas

Local: Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi – Av. da Saúde, 4165 – Jd. Nossa Senhora de Fátima – Americana/SP

Read Previous

Vereador Jorge Schneider homenageia instituições do município com Diploma de Honra ao Mérito

Read Next

ACESA Capuava realiza nova edição do Super Bazar em prol da entidade de Valinhos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *