Pôr do sol na terra e no ar em Socorro encanta no inverno

Nos dias 15 e 16 de julho ocorre o Fly-in Socorro SD4V – 2° Encontro de aeronaves da cidade – com exposição, palestras, música, gastronomia com entrada gratuita

No inverno, quem for para a Estância Hidromineral de Socorro, no Circuito das Águas Paulista, além de muito lazer, ganhará um “mimo” da natureza: o pôr do sol lindíssimo. Muitos lugares se preparam para receber os turistas neste momento e fazem dele uma encantadora experiência na terra ou no ar.

De acordo com meteorologistas, os dias mais frios, curtos e secos, com sol mais baixo e nuvens mais altas, além de menos radiação solar, são mais propícios porque as cores do pôr do sol baseiam-se na forma como a luz entra e viaja pela atmosfera. As partículas de poeira e poluição também ajudam a dispersar a luz solar, o que reduz a quantidade que chega ao solo. Assim, a intensidade das cores é menor e sobressai a paleta de cores com os tons mais quentes, como os vermelhos e os laranjas.

Lugares altos e com boa visibilidade em Socorro não faltam para apreciar este espetáculo. Um dos mais concorridos é o Parque Pedra Bela Vista, que fica a 1250 metros de altitude. Aos aventureiros, acompanhar o pôr do sol enquanto faz uma atividade de aventura na montanha como o rapel de 98 metros, o trekking das grutas e o rock view. Ainda existem as opções do Bar da Pedra, com algumas iguarias típicas de inverno para aquecer. O já famoso Pan de Palo, o pão que a própria pessoa assa na fogueira; vinho quente, chocolate quente, choconhaque e caldos. Em julho terão ainda algumas iguarias típicas das festas juninas, como arroz doce, doces de abóbora, batata doce e pé de moleque.

 

Passeios

 

Alguns passeios possibilitam curtir o pôr do sol, como o de quadriciclo da Socorro Aventura. Um deles vai até o Pico da Cascavel, onde acontecem os voos de parapente, em um dos pontos mais alto da cidade, a 1.200 metros do nível do mar, com uma visão privilegiada das montanhas da Serra da Mantiqueira.

Já a PróximAventura oferece a Caminhada de Montanha, uma atividade versátil, envolvente e que agrada toda a família. Tem dificuldade moderada, pode ser feita por estágios crescentes de dificuldade e o objetivo é alcançar o cume da montanha para assistir o espetáculo do pôr do sol acima dos 1000 metros de altitude. Inclui visitação e banho na cachoeira da “Prainha”, piscina natural, e na Cachoeira das Borboletas, cravada em uma formação rochosa, com um lajeado natural; ambas de fácil acesso para banho. Depois é feita a subida da Pedra do Gavião, com paradas para descanso e fotos no percurso.

Parque de Aventura Monjolinho oferece um passeio romântico a cavalo e contato com a natureza para casais que buscam um momento de tranquilidade. Durante o percurso, em uma trilha na Serra da Mantiqueira, um fotógrafo profissional acompanha e registra cada momento. Ao final da trilha, a vista é de tirar o folego, local onde é feito piquenique com direito a vinho e fogueira. Ao fundo, o céu dá um show de beleza no cair da tarde.

Para quem quer um pôr do sol diferenciado, programar um passeio de avião da Charlie 0 para o entardecer, com certeza será uma experiência incrível. São de 30 a 45 minutos, para até duas pessoas, sobrevoando a região, com a vantagem em ver o sol se pondo de um ângulo bem diferente. Quem quiser se familiarizar com a possibilidade, nos dias 15 e 16 de julho acontecerá o Fly-in Socorro SD4V – 2° Encontro de aeronaves da cidade – com exposição, palestras, música, gastronomia. Será aberto ao público e com entrada gratuita.

Também do alto, o sol pode ser acompanhado se pondo em um inesquecível voo de balão da UP Balonismo. Em cerca de uma hora de voo é possível admirar a natureza da região, do alto. É uma atração para toda família, inclusive com pessoa com algumas mobilidades reduzidas, porém não é aconselhável para gestantes e crianças menores de 6 anos. Hóspedes que estão em hotéis parceiros da ASTUR ganham desconto de 5%. É necessário reservar com antecedência.

O Mirante do Cristo – localizado em um dos pontos mais altos de Socorro – tem uma vista panorâmica da região, que fica ainda mais deslumbrante no pôr do sol. O acesso é gratuito.

 

Hospedagem

 

Quem se hospedar na pousada Mirante dos Adelphos como o nome já diz terá uma visão especial. O mirante construído é uma linda estrutura que os hóspedes podem visitar a qualquer momento. Para a temporada mais fria, as sugestões são contemplar o céu estrelado sentando junto à fogueira, apreciar o vinho orgânico da casa – produzidos com uvas orgânicas colhidas no sítio -, se deliciar com caldos quentes como sopa de feijão, sopa de legumes com quinoa ou caldo verde e aquecer-se na lareira. Quem aprecia doce não pode deixar de experimentar a porção de s’mores, tradicional petisco dos Estados Unidos e Canadá com marshmallow assado na fogueira, entre biscoitos e camada de chocolate.

Na pousada Ellementares os hóspedes começam a se posicionar por volta das 17h30 para assistir ao pôr do sol. Uma hora depois a fogueira é acesa. Nos quartos, taças ficam à disposição para momentos como este, de aconchego em volta da fogueira, olhando as estrelas e com um bom vinho. Em datas especiais como aniversário de casamento e lua de mel, a pousada deixa no quarto um vinho como mimo.

Depois de apreciar um belo pôr do sol, a dica é aproveitar as delícias que só as temperaturas mais frias proporcionam, como assar um marshmallow enquanto se aquece na lareira dos chalés do Grínberg´s Village Hotel.

“O inverno no município é encantador e repleto de possibilidades de lazer, gastronomia, aventura e compras para toda família”, afirma Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).

Site oficial do turismo de Socorro:  www.socorro.tur.br

 

 

 

 

 

 

Read Previous

Campanha do Agasalho 2023 em Campinas recebe quase 10 toneladas em doações

Read Next

Inovação é o princípio ativo do mercado farmacêutico personalizado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *