Pedreira do Chapadão recebe a exposição de ônibus neste fim de semana

Em sua 19ª edição, BusBrasil Fest – exposição de ônibus – faz homenagem ao sr. Belarmino, empreendedor que virou inspiração para as novas gerações

Campinas organiza neste fim de semana, dias 25 e 26 de novembro, a 19ª BusBrasil Fest (BBF), exposição de ônibus antigos e novos que ocorrerá na Praça Ulisses Guimarães, dentro da Pedreira do Chapadão. O horário para visitação do público será das 10h às 17h, no sábado, e das 9h às 16h, no domingo. A entrada para o evento será 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Banco de Alimentos de Campinas.
O evento conta com o apoio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e da Prefeitura Municipal de Campinas por meio das secretarias de Transporte e de Cultura e Turismo. 
A 19° BBF prestará homenagem este ano a Belarmino da Ascensão Marta, sr. Belarmino, empresário do setor de transporte coletivo, rodoviário e de cargas no Brasil. O Portal do Ônibus, responsável pela organização da BBF, entende ser fundamental celebrar o legado e a trajetória dele que, 71 anos depois de ter desembarcado no Brasil, ainda permanece à frente dos negócios.
O público terá a oportunidade de conhecer a trajetória inspiradora do sr. Belarmino no Brasil que começa em 1952, quando vem de Portugal, ainda adolescente, com toda a família. A sua longa jornada e contribuição para o setor fazem dele um verdadeiro ícone e serve de inspiração para futuras gerações de empreendedores.
Sobre Belarmino
Belarmino da Ascensão Marta nasceu na aldeia Vilar do Rei, na província de Trás-os-Montes. De origem humilde, iniciou a sua vida profissional como vendedor de verduras na banca de seu tio Abílio, no Mercado Central de São Paulo.
O tempo passou, e o sr. Belarmino e seu irmão Antônio Joaquim Marta, ambos dotados de espírito empreendedor, resolveram, juntos, enfrentar um novo desafio: vender agrião na Ceagesp, em São Paulo, na época uma cidade em franco desenvolvimento. O negócio prosperou e, mais tarde, eles passaram a ter uma frota de 12 caminhões para transporte da mercadoria.
No ano de 1961, juntamente com o cunhado António José Fonseca, criou a Auto Viação Brasil Luxo, empresa de transporte coletivo com 11 ônibus. A iniciativa marcou o início do império que hoje é conhecido como Grupo Belarmino e que tem operações em diversos estados brasileiros.
E, assim, o sr. Belarmino deixou de ser o “Rei do Agrião” para se tornar um dos grandes nomes do transporte coletivo, rodoviário e de cargas no Brasil.
Serviço
19ª BusBrasil Fest (BBF)
Dias: 25 e 26 de novembro (sábado e domingo)
Local: Praça Ulisses Guimarães, na Pedreira do Chapadão, no Jardim Chapadão, em Campinas.
Horário de funcionamento: das 10h às 17h no sábado e das 9h às 16h no domingo.
Entrada: 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Banco de Alimentos da cidade de Campinas.

 

 

Read Previous

Vereadores aprovam a criação de mais de 700 cargos na Saúde e na Educação Pública de Campinas

Read Next

Exposição Coletiva de Artes Visuais no Espaço 601 vai até 18 de dezembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *