Oficina Pedagógica do projeto Bi-bi Móvel faz parada no Grupo Primavera e no Instituto Padre Haroldo
Oficina Pedagógica ensina como construir a responsabilidade social em cada criança para que unam o desejo à necessidade de mudança
Oficina Um Sonho de Escola ocorre nos dias 15 e 17 de agosto para profissionais de educação do Grupo Primavera e do Instituto Padre Haroldo, em Campinas. A ação faz parte do projeto Bi-bi: Biblioteca Itinerante e é realizada pela Amora Produções Culturais, em parceria com diversos artistas do Rio Grande do Sul.
Luciana Tondo, produtora cultural da Amora Produções Culturais, compartilha que o Bi-bi Móvel tem encantado não só alunos, mas também educadores, com a Oficina Um Sonho de Escola sendo uma parte crucial deste projeto. “Nossa missão enquanto produtoras de cultura é levar arte a lugares que muitas vezes não têm acesso a produções profissionais. Após a Oficina para educadores, levaremos a segunda parte do projeto que envolve arte e literatura para os alunos ”, destaca ela.
A Oficina será oferecida para educadores e pessoas interessadas em educação. O objetivo é sensibilizar a escuta do corpo, do eu e do outro; capacitar para a criação de espaços de segurança com acolhimento; experimentar processos criativos por meio dos sonhos; oferecer recursos para potencializar a criatividade da criança através da imaginação e oralidade; desenvolver itinerários educativos para a resolução de problemas sociais e compartilhar práticas docentes que estimulem a autonomia na infância.
Em Campinas, a oficina terá a presença do multiartista Bruno Flores, que transita pelas artes cênicas, visuais, audiovisual e literatura. Bruno é professor licenciado em teatro e mestre em educação pela UERGS. Suas pesquisas envolvem formação de educadores através da docência performativa, processos inovadores para a criação de currículos escolares para instituições de ensino e ambientes empresariais, promoção da cultura LGBTQIAPN+ enquanto pauta afirmativa e desenvolvimento de produtos criativos por meio da desterritorialidade de linguagens.