Instituto MRV completa 10 anos na promoção de projetos transformadores

Instituto MRV…É viável pensar o presente e um futuro mais promissor sem pensar em educação? 

 

A resposta não deixa dúvidas: da formação acadêmica à formação cidadã, do letramento à qualificação profissional, a educação está no eixo de uma sociedade realmente equilibrada, humana e inclusiva – a base para um amanhã com mais possibilidades e oportunidade para todos.

 

No universo corporativo, investir em educação já deixou, há muito tempo, de ter um viés meramente filantrópico. Operar para um mundo melhor hoje de maneira socialmente responsável e amanhã é estratégico – e por que não dizer, também urgente: os compromissos globais assumidos com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) colocam governos, instituições, empresas e sociedade em um momento decisivo. Estamos na década de ação: é preciso que nos articulemos para enfrentar os maiores desafios do mundo contemporâneo – entre eles, educação de qualidade, expresso pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4.

 

E em sintonia com os ODS – de que somos signatários – estão valores e crenças muito profundas do Grupo MRV&CO, que inspiram e mobilizam nossa agenda ESG. Um deles, certamente, é sobre o poder transformador da educação na vida das pessoas. Essa é uma ideia que se alinha historicamente com a nossa vocação realizadora e com o que temos como propósito para o nosso trabalho.

 

 

Fundado em 2014, o Instituto MRV dá forma, estrutura e impulsionamento a nossas ações institucionalizadas de responsabilidade social com o engajamento do nosso time, em diversos pilares de atuação. Tem como eixo principal a educação, com resultados que vão muito além dos nossos muros e do nosso próprio negócio.

 

Isso acontece em diferentes frentes de trabalho: com o incentivo ao voluntariado de colaboradores; com investimentos em projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSC) selecionadas em chamamento público; com suporte para educação de filhos dos funcionários MRV&CO de várias idades; com a estruturação de redes de práticas de ensino, produção de materiais e troca de experiências para apoiar a qualificação de milhares de professores de escolas públicas.

 

E o Instituto chega a 2024 completando 10 anos – logo após um período que foi desafiador para todos e especialmente desafiador para o tipo de iniciativa de que estamos falando aqui. Praticamente todos os setores e indústrias estão hoje em uma dinâmica de recuperação nestes poucos anos pós-pandemia. E isso, naturalmente, cria restrições e dificuldades.

 

No entanto, as situações que inspiram e motivam as ações do Instituto MRV não puderam (e não podem) esperar. Independentemente de qualquer cenário macro, as mazelas sociais, os descompassos, os desequilíbrios e, claro, os sonhos com um futuro melhor exigem que esse movimento de 10 anos seja sempre contínuo.

 

Celebramos essa primeira década com a certeza de que estamos exercitando um princípio muito valioso para nós: fazer o certo, sempre. E nesse sentido, acredito que o Instituto MRV não existe porque é possível. Ele existe porque é preciso. Porque é essencial que organizações invistam tempo, esforço, recursos em impacto social positivo. Porque futuro se constrói com educação.

 

Em 10 anos, o Instituto MRV já transformou mais de dois milhões de vidas pelo impacto direto e indireto das suas iniciativas. Foram cerca de 915 mil pessoas atingidas diretamente e mais de 44 milhões de reais investidos.

10 anos e muito tempo pela frente, para fazer ainda mais: depois de um período desafiador, as perspectivas são as melhores. Empresas e elite econômica e intelectual têm um papel decisivo de responsabilidade para o desenvolvimento social. É por isso que mesmo que “as coisas” estejam mais difíceis, não cabe parar. Não cabe desistir, ou abrir mão daquilo que acreditamos ser importante. Quando há um compromisso real com a transformação, para a educação não existe múltipla escolha: é fazer ou fazer!

 

Eduardo Fischer

CEO do Grupo MRV&CO e Presidente do Instituto MRV

 

Read Previous

Artigo: Aposentadoria é direito e não favor

Read Next

Parque Dom Pedro recebe experiência interativa “PEPPA PIG pelo Mundo”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *