Instituto Anelo receberá prêmio em festival de cinema na Itália

O Instituto Anelo receberá um prêmio durante a 16ª edição do Festival Internacional de Cinematografia Social “Tulipani di Seta Nera”, que será realizado entre  4 e 7 de maio na cidade de Roma, na Itália. A instituição campineira, que oferece aulas gratuitas de música no Distrito do Campo Grande, será representada no evento por seu fundador, Luccas Soares – ele viaja para a Itália com as despesas pagas pela organização Ripartiamo onlus, parceira do festival.

 

A homenagem acontece no dia 6 de maio, no complexo The Space Cinema Moderno, dentro da programação da seção #socialclip, uma das quatro que compõem a mostra. Na ocasião, Luccas vai falar sobre o trabalho do Anelo. Além disso, será exibido o videoclipe de “Nosso Lugar”, música de autoria de Deivyson Fernandez, Josimar Prince, Luccas Soares e Marisa Molchansky.

 

“Receber uma homenagem como essa nos enche de alegria, porque é o projeto sendo reconhecido lá fora, sendo representado lá fora. E não só o nosso projeto, mas o Distrito do Campo Grande, o Jardim Florence (onde fica a sede do Anelo), a cidade de Campinas e o nosso país”, diz Luccas Soares, que encara o prêmio como um presente de aniversário – o Anelo completa 23 anos no dia 10 de maio.

 

Para ele, exibir o videoclipe de “Nosso Lugar” no Tulipani di Seta Nera supera qualquer expectativa. “Participar de um festival de cinema dá credibilidade para a produção audiovisual do Anelo, que é feita com muita simplicidade e, ao mesmo tempo, com excelência”, afirma.

 

O fundador lembra que uma das propostas do videoclipe de “Nosso Lugar” é apresentar o Anelo como um lugar que acolhe o diferente. Ao mesmo tempo, diz, a diferença entre as pessoas não é tão grande assim.

 

“A gente pode sim conviver no mesmo espaço, independentemente de opiniões político-partidárias, raça, gênero, até mesmo religião e costumes, tendo como bandeiras o respeito, a gratidão e, claro, o acolhimento. Por isso, estamos honrados e felizes”, completa.

 

Nosso Lugar

 

O videoclipe de “Nosso Lugar”, a ser exibido no festival italiano, é uma produção da Sete Mares Filmes e do próprio Instituto Anelo, tendo sido lançado em dezembro de 2022. Com direção de Cláudio Alvim, envolveu mais de 60 pessoas entre alunos, professores, colaboradores, voluntários, músicos ligados ao Anelo e convidados especiais, além da equipe técnica. Entre essas pessoas estão haitianos, indígenas e descendentes de orientais. Helena Whyte, cofundadora do movimento Minha Campinas, foi a patrocinadora do clipe.

 

“Quando recebi a notícia de que o clipe foi convidado para o festival fiquei muito orgulhoso, não pensando no resultado do meu trabalho como diretor, mas acho incrível a sensação de poder contribuir com pessoas e com iniciativas como o Anelo, que são reconhecidas pelo que fazem. Eu já tive outros trabalhos que rodaram festivais, mas não assinando como diretor. Então, certamente, esse videoclipe já está deixando um registro importantíssimo na minha carreira como diretor e cinematógrafo”, diz o diretor Cláudio Alvim, que é graduado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e trabalha há 13 anos com audiovisual.

 

Festival existe desde 2007

 

O “Tulipani di Seta Nera”, que quer dizer “tulipas de seda negra”, é organizado pela associação de promoção social L’Università Cerca Lavoro desde 2007, e foi idealizado por Paola Tassone, que atualmente responde pela Direção Artística do festival. A mostra tem como objetivo valorizar o trabalho de jovens criadores que, por meio de suas obras, potencializam o conceito de diversidade, além de outras questões sociais importantes. As produções audiovisuais selecionadas estão divididas em quatro categorias: curta-metragem, filme documentário, #socialclip e webserie.

 

O trabalho do Instituto Anelo chegou até a organização do festival por meio da cantora italiana Susanna Stivali, parceira de longa data do Instituto Anelo, que mostrou o vídeo “Nosso Lugar” Grazia De Michele, famosa cantora, compositora e professora de canto que é a diretora artística da seção #socialclip do “Tulipani di Seta Nera”.

 

Além de Luccas Soares representando o Instituto Anelo, #socialclip homenageará outras três pessoas: Daniela Lucangeli, professora de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Pádua, especialista em psicologia da aprendizagem e presidente da instituição Mind 4 Children; Alfredo Santoloci, idealizador da BIO – Blind International Orchestra, a primeira orquestra que recebe músicos cegos e deficientes visuais; e Ava Alami, musicista iraniana.

Read Previous

Artigo: Consumo de mel traz benefícios para o organismo

Read Next

Sarau tem como tema Prêmio Camões 2019 a Chico Buarque

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *