Idosos têm acesso a vagas exclusivas e Bilhete Único em Campinas

Quem reside em Campinas pode solicitar e imprimir o cartão de estacionamento para vagas exclusivas  pela internete e  solicitar Bilhete Único

Alguns direitos podem ajudar quem chegou a terceira idade a aproveitar ao máximo as atividades disponíveis pela cidade. É o caso do acesso dos idosos às vagas exclusivas de estacionamento e ao Bilhete Único Idoso.
Moradora da Vila Itália, a aposentada Rosa Aparecida Vedovatto, de 75 anos, conta que tem o Bilhete Único Idoso há dez anos e sempre usou as linhas convencionais. “Agora uso bastante o BRT, pela Estação Alberto Sarmento, que fica perto de casa. É rápido e não demora para vir”, conta, sobre o meio de transporte escolhido para seus passeios ao Centro e as idas ao supermercado. Ela ainda incentiva que outros idosos usem o BRT. “Tem muita gente com mais idade que fica só em casa e tem medo, acha que é muito rápido, mas é tão simples”, explica.
O transporte público também está na agenda de Rosa todos os domingos, quando vai à missa na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, na Vila Teixeira, em ônibus convencional, acompanhada da vizinha e amiga, também aposentada e parceira de passeios pela cidade. Rosa também se mantém ativa com deslocamentos a pé. Exemplo disso é a sua ida semanal à Praça de Esportes José Gentil Franco de Campos, na Vila Proost de Souza, onde faz aulas da prática chinesa Lian Gong.
Elaine Acorsi, coordenadora da área de Atendimento e Expediente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), explica que é simples fazer a retirada do Bilhete Único Idoso e da credencial de vaga exclusiva. “É importante que o idoso tenha acesso a este direito. Ter mais liberdade e comodidade para circular é, também, um incentivo à vida ativa e à socialização, mantendo a integração entre cidadão e cidade durante a aposentadoria”, avalia.
Credencial para vagas exclusivas é solicitada on-line 
Desde 2019, quem reside em Campinas pode solicitar e imprimir o cartão de estacionamento para vagas exclusivas pela internet, com todas as etapas on-line, sem precisar comparecer presencialmente à Emdec.
O processo pode ser realizado pelo site da Emdec, clicando no botão de acesso direto “Vagas Exclusivas”. Também é possível fazer a solicitação pelo aplicativo Emdec, disponível para Android (Google Play) e iOS (App Store), em botão com o mesmo nome usado no site.
A credencial para idosos pode ser requerida por quem tem 60 anos ou mais. Para o cadastro, é preciso informar nome, filiação, data de nascimento, sexo, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, telefone e e-mail. A credencial é emitida apenas para residentes em Campinas, mas pode ser usada em todo o território nacional. A renovação precisa ser feita a cada cinco anos, no mês de aniversário do usuário.
Primeira emissão do Bilhete Único Idoso é gratuita 
Já quem tem mais de 65 anos de idade, além da vaga exclusiva, também tem acesso ao Bilhete Único Idoso em Campinas, desde 2006. O cartão é opcional, já que, por lei, idosos podem viajar de forma gratuita, apresentando o RG.
Mas o uso do Bilhete Único é recomendável, já que ele facilita e agiliza o acesso aos ônibus e auxilia o controle da demanda de idosos pelo transporte público, o que permite um melhor planejamento da mobilidade. O cartão pode ser usado em todos os veículos do Sistema Intercamp, sem limite de viagens e integrações, e a primeira emissão é gratuita.
É possível realizar o cadastro pelo aplicativo Transurc Serviços, ou presencialmente, na sede da Transurc, na rua Onze de Agosto, nº 757, no Centro. O atendimento ocorre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e o cartão fica pronto na hora. É preciso apresentar RG, comprovante de residência em Campinas e indicar um telefone.

Read Previous

Segunda via do IPTU 2024 está disponível no portal da Prefeitura de Campinas

Read Next

Preços de material escolar em Campinas apresentam diferença de até 110% para o mesmo produto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *