Fundação Roberto Rocha Brito realiza Fórum de Otorrinolaringologia

A tontura, um dos sintomas mais prevalentes no meio médico, especialmente nos prontos atendimentos e serviços de emergência, será destaque na terça-feira (18) em uma aula no Fórum de Otorrinolaringologia, realizado pela Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), entidade de ensino ligada ao Vera Cruz. Com o tema “Tontura é Coisa Séria — abordagem da tontura na emergência”, o evento é gratuito para médicos e tem inscrição on-line.

 

“Nosso foco é o acolhimento a pacientes com tontura em emergência e prontos-socorros, a fim de orientar os profissionais de saúde a identificar situações de risco. Vários estudos estimam que entre 4% e 10% das tonturas vistas no serviço de urgência são de causas perigosas. Mas não é somente isso: os portadores desse sintoma são os que mais apresentam gastos com exames e internação, muitos dos quais podem ser evitados, demandando apenas uma adequada coleta da história e realização de exames feitos à beira do leito”, detalha o coordenador do fórum, Guilherme Mangabeira.

 

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a tontura acomete cerca de 30% da população global. Já um estudo publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia destaca outro dado: a tontura está presente em 42% da população de São Paulo. “A tontura pode ser causada por inúmeras patologias, inclusive bem longe dos nossos labirintos. Não existe um exame específico para ela, que é, também, uma queixa muitas vezes subjetiva. Ou seja, é um sintoma, não sinal, e as causas podem variar desde uma simples queda de pressão até um AVC [Acidente Vascular Cerebral]”, adiciona Mangabeira.

 

A aula, ministrada pelos médicos Raquel Mezzalira, Mario Greters e Vanessa Rocha, será na semana do Dia da Tontura (22).

 

* Guilherme Mangabeira (CRM 116.174 / RQE 84.431), otorrinolaringologista do Vera Cruz Hospital

Read Previous

Viracopos encerra 1º trimestre com alta de 20,6% e se prepara para receber nova rota para Paris

Read Next

ACESA Capuava promove primeira edição do Desafio 1500 Pizzas D’Ajuda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *