Fumec reforça ações para erradicar analfabetismo em Campinas

Tendas da Fumec espalhadas em pontos de grande circulação têm orientação de monitores e matrícula imediata para os interessados 

 

Tendas espalhadas nas cinco regiões de Campinas estão entre as ações estratégicas implementadas pela Fundação para a Educação Comunitária de Campinas (Fumec) para a conscientização e o engajamento da população na tentativa de reduzir, cada vez mais, o número de pessoas sem alfabetização no município.
Até o dia 2 de março, monitores farão a abordagem das pessoas que passarem pelos postos estrategicamente instalados (veja abaixo). Ontem, hoje e amanhã, as equipes trabalham no Terminal da Vila Padre Anchieta, na Região Norte.
“Estamos empenhados em erradicar o analfabetismo na cidade de Campinas. Os locais estratégicos para a instalação das tendas, por exemplo, integram as ações pensadas para o Fevereiro Violeta, mês em que reforçamos a busca ativa para que pessoas não alfabetizadas tenham a oportunidade de frequentar a escola”, explica José Batista de Carvalho Filho, gerente de Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Fumec.
Carvalho Filho explica que, nas abordagens,  a população é convidada a identificar e apresentar à Fumec pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Isso os incentiva a conhecer mais sobre o projeto e a se engajar na propagação dessa política pública. As matrículas e o início das aulas são feitos de imediato”, afirma o gerente.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de dezembro de 2023, Campinas tem 14.746 pessoas sem alfabetização. Desde 2013, a Fumec atendeu aproximadamente 40 mil alunos na modalidade EJA Anos Iniciais.
A campanha pela Busca Ativa foi iniciada em 2014. Para 2024, a Fumec dispõe de 104 classes, com a possibilidade de ampliação conforme as demandas. Os cursos oferecidos para Jovens, Adultos e IdososO a, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, são destinados a pessoas a partir de 15 anos, sem estudo ou com baixa escolaridade. O telefone para contato é (19) 3519-4300.
O aluno recebe material didático, uniforme, alimentação e vale transporte (para aqueles que moram ou trabalham a mais de dois quilômetros da unidade escolar).
Quem pretende dar continuidade aos estudos pode procurar a Secretaria Municipal de Educação (SME), que oferece o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O telefone de contato é (19) 2515-7255.
As informações sobre os cursos de educação profissional do Ceprocamp podem ser obtidas pelo telefone (19)  3731-3650.
Veja os locais das tendas, com atendimento das 9h às 18h:
Até 17/02 :Terminal de ônibus Padre Anchieta (R. Papa São Dionísio, 395 – Conj. Hab. Padre Anchieta) Região Norte
Dias 19 e 20/02 – Parque Ecológico Dom Bosco ( Av. Com Emílio Pieri, 221 – Conj. Hab. Vida Nova, ao lado do mercado Dom Bosco) Região Sudoeste
Dias 21 e 22/02 – Praça Rita Teodora de Siqueira (Rua Armando Frederico Renganeschi, 641, Jardim Cristina) Região Sudoeste
Dias 23, 24, 26 e 27/02 – Praça da Concórdia (Rua Manoel Machado Pereira, 902, Pq. Valença 1 – Campo Grande – em frente à subprefeitura) – Região Noroeste
Dias 28 e 29/02 – Praça José Benelli (Av. Eng. Antônio Francisco de Paula Souza, 1908 – Vila Georgina Região Sul
Dias 01 e 02/03 – Praça João da Cruz Prates (Rua Geraldo Afonso de Souza, Jd. Monte Cristo) – Região Sul

Read Previous

Problemas na fala podem estar relacionados à dentição

Read Next

Sanasa recolhe 400 toneladas de resíduos pelo mau uso da rede de esgoto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *