Feac reforça campanha de divulgação da eleição dos conselheiros tutelares em Campinas

A Fundação Feac uniu forças com a Prefeitura de Campinas e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para divulgar as eleições para conselheiros tutelares no município. A votação é aberta a todos e acontecerá no próximo domingo, 1º de outubro, das 8h às 17h, em 19 locais na cidade. A lista com os endereços pode ser consultada em https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/conselhotutelar/locais-de-votacao.
Usando o slogan “Vote por mim”, a campanha inclui divulgações nas redes sociais e cartazes em ônibus alertando para a importância dessa votação.
“Sempre costumo dizer que política pública se faz com parceria e o apoio da Fundação Feac é um exemplo que inspira e traduz essa ideia”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Pela primeira vez, o município realiza a eleição com urnas eletrônicas. Para votar, é necessário que o cidadão esteja com o título de eleitor regularizado. A apuração dos votos será realizada na Câmara Municipal a partir das 18h.  O acesso e permanência no local da apuração está restrito ao candidato e a um acompanhante, que poderá ser o próprio fiscal ou outra pessoa de preferência do pleiteante à vaga.
Eleição a cada 4 anos
A eleição de conselheiros tutelares ocorre nacionalmente a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro. Cada conselho tutelar tem cinco representantes e o número de integrantes em Campinas passará de 25 para 30 na eleição deste ano. A ampliação acarretou mudanças na distribuição geográfica de abrangência na cidade. A nova divisão ficou da seguinte forma: o primeiro Conselho Tutelar atenderá as regiões do Parque Imperador, Alphaville, Brandina, Proença, Centro e Taquaral; o segundo abrangerá a região dos Amarais, São Bernardo, Santa Lúcia e Nova Europa; o terceiro conselho será dedicado à região do Ouro Verde; o quarto ficará responsável pelas regiões de Barão Geraldo, Nova Aparecida e Jardim Garcia; o quinto será dedicado à região do Campo Grande e, finalmente, o novo conselho, o sexto, atenderá o São José e o São Domingos.
Os conselheiros têm a responsabilidade fundamental de garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Eles recebem denúncias de situações de violência, negligência e abuso, garantindo que as medidas de proteção necessárias sejam tomadas.

Read Previous

Santander oferece 50 mil bolsas de estudo em programação com opção de escolha em quatro modalidades

Read Next

Antônio Fagundes apresenta “Baixa terapia” no Teatro Oficina do Estudante no final de semana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *