Dia Mundial do Hambúrguer: redes da Halipar oferecem iguaria em diversas especialidades

No século XIII, Gengis Khan, imperador da Mongólia, viajava o mundo com sua trupe e, para aguentar distâncias e terem forças, carregavam pedaços de carne entre as celas e os cavalos. Tal “iguaria” teria dado origem, mais de 300 anos depois, em 1758, a uma espécie de “salsicha achatada”, na Alemanha. Mais especificamente em Hamburgo, onde foi batizada de “Hamburg Sausage”, em homenagem à cidade. Daí, o surgimento da “tradução” do nome do município para a carne prensada: “hambúrguer”. O Dia Mundial do Hambúrguer é celebrado em 28 de maio.

 

Desde então, a forma progrediu, ganhou os paladares e os corações das pessoas e se transformou em um dos itens mais populares em cardápios dos mais diversos bares, restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo.

 

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) é uma das maiores provas de o quanto a iguaria não apenas evoluiu, mas ganhou diferentes roupagens e versatilidade. No Montana Grill, por exemplo, expert em cortes selecionados de carne, para quem gosta do sanduíche em seu formato mais “tradicional”, é possível degustar uma linha com sete burgers artesanais: Montana Salad, Montana Onion, Montana Bacon, Montana Crispy Chicken, Montana Double Cheddar, Montana Cheeseburguer e Super Montana. Todos são servidos com fritas Montana ou batata rústica.

 

E a culinária asiática também tem seus representantes pela Halipar. Na Jin Jin, desde novembro, é possível se deliciar com um tipo bem específico de hambúrguer. A rede lançou, em novembro do ano passado, uma linha com três “Hot Burgers”: Salmão Grelhado (salmão grelhado com cream cheese e cebolinha, bolinho de shari empanado em farinha crocante, cebola roxa, alface e molho barbecue); Shimeji (shimeji, bolinho de shari empanado em farinha crocante, molho tarê, couve crispy e mix de gergelim); e Lombo Empanado (lombo empanado em farinha crocante, bolinho de shari empanado em farinha crocante Panko, salada – cenoura, repolho branco, repolho roxo e molho tártaro – e molho tarê).

As três versões do Hot Burger da Jin Jin fazem sucesso/Divulgação

 

Já a Croasonho, rede especializada em croissants recheados, conquistou os clientes com seu “Croaburger”, desde 2018, em dois sabores: o Clássico, composto por um suculento hambúrguer de carne bovina, cheddar, alface, tomate e molho parmesão; e o Barbecue, que leva o mesmo hambúrguer bovino, bacon em tiras, cheddar, anéis de cebola, molho barbecue, alface e tomate. Ambos são acompanhados por batatas chips no prato, além, é claro, da deliciosa massa de Croasonho (macia por dentro e crocante por fora).

Croaburger, da Croasonho, virou tradição e está no cardápio desde 2018/Divulgação

Números

Segundo um estudo da Fortune Business Insights, feito em 2020 e publicado no ano passado, o segmento de hambúrgueres e sanduíches lidera o consumo de fast-foods no mundo. A movimentação corresponde a 36% da demanda do setor, de 862 milhões de dólares (o equivalente a mais de US$ 310 mi). Com projeção de crescer 6% ao ano, até 2028 deve se aproximar da marca de US$ 1,5 bilhão. Na mesma proporção, o consumo da iguaria deve chegar ao montante de 540 milhões de dólares anualmente.

 

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