Curso gratuito Pacto alcança 70% de aprovação para ingressos nos colégios técnicos

Com duração de um ano e meio, Pacto – curso gratuito oferecido pelo Grupo Primavera – garante ingresso de alunos nas principais escolas da região

A rotina era puxada: pela manhã e até a hora do almoço, Ingrid Letícia Alves de Paulo, de 14 anos, frequentava a escola, durante toda a tarde estudava em casa, no Bairro Matão e, às 17h, seguia até o Pacto (Preparando Adolescentes para o Colégio Técnico), curso oferecido pelo Grupo Primavera, no Jardim São Marcos, em Campinas, SP. No período de um ano e meio do curso, Ingrid recebeu a ajuda e a atenção dos professores do Pacto não apenas nas matérias que tinha mais dificuldade, como em todas as necessárias para garantir sua formação e aprovação nos vestibulinhos de cinco colégios técnicos da região.

Ingrid Letícia Alves de Paulo/Divulgação

A dedicação aos estudos a colocou entre os aprovados na ETEC Sumaré (Administração), Cotuca (Enfermagem), ETEC Hortolândia (Nutrição), Escola Franceschini (Administração) e Etecap (Biotecnologia). E, entre tantas escolas, Ingrid optou por realizar um sonho: cursar Biotecnologia na Etecap, de olho no futuro vestibular para ingressar na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). “O Pacto me deu um impulso, motivou meu interesse pelo conteúdo e os professores ajudaram a fixar o conhecimento para que eu fizesse as provas”, afirma.

João Pedro Gonçalves/Divulgação

Entre alunos veteranos e novatos, o Pacto registrou, este ano, 70% de aprovações. João Pedro Gonçalves é um dos novatos que conseguiu aprovação na Etecap (Química), Instituto Federal (Eletrônica) e Escola Franceschini (Administração). Aos 15 anos, explica que o curso Pacto exigiu mais responsabilidade com os estudos. “Eu sabia que frequentar o Pacto seria importante para melhorar meus estudos. Fui muito bem acolhido por todos, fiz amigos e saí do Primavera com uma sensação boa ao terminar o curso”, diz o estudante, que optou pela Etecap.

“Um dos pilares do Pacto é “aprender a aprender”. Nosso diferencial é oferecer aos jovens a oportunidade de estudar com metodologia e uma rotina intensa de aprendizado”, diz Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera. Disciplina e foco são fundamentais no período de um ano e meio de curso e os alunos se comprometem a frequentar as aulas e cumprir com as tarefas em busca da aprovação nos exames. “Com o empenho deles e dos nossos professores, chegamos aos melhores resultados nos vestibulinhos dos colégios técnicos”, afirma.

 

Maria Eduarda Olivetti/Divulgação

Para Maria Eduarda Olivetti, aprovada na ETEC Sumaré (Meio Ambiente), Franceschini (Administração) e Cotuca (Alimentos) – além de estar na lista de espera da ETECAP (Meio Ambiente) e ETEC Hortolândia (Nutrição) – a dedicação foi essencial. “O vestibulinho nos dá acesso a cursos e colégios nos quais todo mundo deseja entrar.  A atenção nas aulas do Pacto foi crucial, a rotina cansa, mas tudo valeu a pena”, diz a futura aluna do Cotuca. “Me apaixonei pela escola depois que participei do Cotuca – Colégio Aberto e o curso de Alimentos é o que eu sempre desejei”, garante.

Ter calma, paciência e resiliência, estudar, tirar dúvidas sempre com os professores e estar atentos ao conteúdo são as dicas das duas estudantes. “A rotina não é fácil, é cansativa, mas vale a pena no final”, diz Maria Eduarda.

O processo seletivo para ingresso no Pacto – que completa 22 anos em 2024 – ocorre no mês de maio de cada ano. Podem participar alunos de 8º e 9º anos, do período da manhã, das escolas públicas da região dos Amarais. Os alunos são selecionados por meio de prova, análise do boletim escolar e análise da situação socioeconômica do aluno.

 

Read Previous

Grupo de alimentação e hotelaria fecha 2023 como quarto maior gerador de empregos na RMC

Read Next

Direitos do Consumidor no Carnaval: Cuidados importantes para aproveitar o feriado sem transtornos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *