Cultura divulga programação dos blocos de rua do Carnaval de Campinas 2024

A Secretaria de Cultura e Turismo divulgou a programação dos blocos de rua do Carnaval de Campinas 2024. A programação de pré-carnaval segue no fim de semana, dias 3 e 4 de fevereiro, e ganha força na sexta-feira de Carnaval, 9 de fevereiro. O Carnaval de Campinas 2024 continua repleta de desfiles pelas ruas ou com os blocos fixos até a noite de terça-feira, 13 de fevereiro, quando a festa se encerra. Serão 55 blocos pelas ruas da cidade. Para conferir a programação completa com a agenda dos blocos (a programação pode sofrer alteração) clique aqui .
“O Carnaval deste ano mostra que houve uma consolidação no número de blocos, o que permite que a Prefeitura garanta mais qualidade na folia e na brincadeira para todo mundo. Ao mesmo tempo, algumas iniciativas vão se descentralizando dos locais que estavam; temos algumas iniciativas novas em locais diferentes, mais periféricos; o que é importante porque o Carnaval tem que atingir todas as camadas da sociedade e estar próximo das pessoas e suas comunidades. Por isso é muito positivo o fato de ter este aumento de blocos em algumas comunidades, porque existe esta autenticidade de um Carnaval de comunidade”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
De acordo com a secretária, todo o planejamento garantiu uma integração dos órgãos de segurança – Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu – e os blocos. “Você ter o folião se divertindo junto com a estrutura desses órgãos de segurança é uma prioridade para a gente”, disse Alexandra.
“Entre as novidades de 2024, a gente tem o bloco do mamaço – que é das mães e seus bebês e fala da conscientização do aleitamento materno –; terá um bloco novo de uma comunidade católica da Vila Georgina com marchinhas e chorinhos. No mesmo bairro terá o bloco Afoxé Ilê Ogum, que traz para o samba e para a brincadeira as religiões afrobrasileiras. Há também bloquinhos pequenos como Donatela”, disse o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.
O Carnaval de Campinas 2024 também terá a repetição de alguns blocos muito antigos e de escolas de samba. “As escolas de samba estão representadas por blocos dentro das suas comunidades. As quatro escolas que estão ativas são Rosa de Prata, que fica na Vila Bela; Shangai, na região do Ouro Verde; Leões da Padre Anchieta e a Estrela D’álva, que é a mais antiga de Campinas, da região do bairro Vila Costa e Silva”, disse Rapassi. O tradicional Bloco do Bob leva para as ruas tutores e seus pets, muitos deles fantasiados.

Read Previous

Circo Stankowich chega a Campinas com atrações nacionais e internacionais

Read Next

Dia Nacional da Mamografia: Desafios e desigualdades no diagnóstico de câncer de mama no Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *