Cervejaria Blacaman lança a witbier Pierre Blanche

Cerveja, com 5% de teor alcoólico e 14 de amargor, leva nome de belga que reviveu o estilo nos anos 60 e integra o menu da Cervejaria Blacaman

Sábado, dia 16, cervejaria faz o lançamento com degustação de casquinha de siri

 

Com a liberdade criativa que a escola belga permite, a Cervejaria Blacaman lança a sua witbier, denominada Pierre Blanche. De leve sabor cítrico e refrescante, com pitadas de especiarias, a cerveja tem 5% de teor alcoólico (ABV) e 14 de amargor (IBU).

 

A escolha do nome é uma homenagem a Pierre Celis, cervejeiro belga responsável pelo renascimento do estilo witbier, nos anos 60, ao produzir a bebida em sua cidade natal, Hoegaarden. A cerveja se tornou ícone do universo cervejeiro. A wit, também denominada blanche, foi criada no século 15, produzida em grande parte por monges. No Brasil, surgiu há pouco tempo. O lançamento do maior número de rótulos desse estilo foi em 2014.

 

“A wit é uma cerveja condimentada, cítrica e com muito aroma. Tem baixo teor alcoólico, o que a deixa mais leve. É feita com trigo não maltado, malte de trigo e de cevada. O trigo deixa a bebida mais clara, num tom amarelo-palha, e por não ser filtrada, fica mais turva por causa das proteínas do trigo e da aveia. A nossa tem ainda camomila. O lúpulo é adicionado apenas para contrabalancear o doce do malte com seu leve amargor. É perfeita para dias quentes. No aroma, é possível perceber o cítrico da laranja e o condimentado das especiarias”, explica o cervejeiro Flávio Silva.

 

Como tem um sabor suave, a wit harmoniza bem com frutos do mar, sushis e peixes, além de saladas, risotos e queijos, como o brie e de cabra.

 

Harmonização

 

Para o lançamento da Pierre Blanche, a Blacaman apostou na casquinha de siri feita pelo especialista em captação de financiamento Thiago Panizza Figueiredo para a harmonização. Thiago aprendeu a cozinhar observando a mãe e as avós e conheceu a casquinha de siri aos 14 anos. Mas, foi em 2018, que se aprimorou no preparo ao criar uma receita com a inclusão de camarões, vieiras e lula.

 

“Para agradar a diferentes paladares, procuro dosar os ingredientes para que trabalhem em harmonia e nenhum se sobressaia. Afinal, a carne do siri tem que ser a estrela, apesar da sua delicadeza. Mas tem um ingrediente que sempre utilizo: uma leve pitada de pimenta na mistura, que ao estar gratinada e com algumas gotinhas de limão ao servir, provoca uma explosão de sabor”, conta ele.

 

A combinação entre a cerveja wit e a casquinha de siri pode ser apreciada neste sábado, 16 de setembro, a partir das 18h, na Blacaman.

 

Cervejaria Blacaman

Onde: Avenida Santa Isabel, 493, Barão Geraldo, Campinas

Horário:

quarta a sexta – das 16h às 23h

Sábado – das 12h à meia-noite

Domingo – das 12h às 20h

 

Read Previous

Artigo: O papel das testemunhas na assinatura de um contrato

Read Next

Campinas Shopping e Prefeitura promovem ação para incentivar vacinação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *