Artigo: 46 anos do Centro Infantil Boldrini – Celebrando a Alegria do Viver

Em 25 de janeiro de 2024, o Centro Infantil Boldrini comemorará 46 anos de atividades, que em muito transcenderam Campinas e região. No início da década de 80, essa instituição fundou o Grupo Brasileiro de Tratamento da Leucemia na Infância (GBTLI), de abrangência nacional, modificando drasticamente em nosso país as chances de cura para crianças e adolescentes portadores de Leucemia Linfoide Aguda (LLA), o câncer mais comum nessa faixa etária.

Na década de 70, as chances de cura para a LLA pediátrica eram inferiores a 5%. A partir do primeiro Protocolo Clínico GBTLI LLA-80, essas taxas de cura alcançaram 46% dos pacientes pediátricos (menores de 19 anos de idade). Subsequentemente, aprimorando 6 Protocolos Clínicos, sob a coordenação dos profissionais do Centro Infantil Boldrini, alcançamos em 2000, taxas de cura de 72% para essa doença. Em 2020, as taxas de cura da LLA alcançaram no Centro Infantil Boldrini ao redor de 84% de cura.

Além de implantar no Brasil a prática dos Estudos Clínicos Cooperativos, o Centro Boldrini desempenhou nestas 4 décadas o pioneirismo da introdução em nosso país de novos métodos diagnósticos – já utilizados em países desenvolvidos – para aprimorar o diagnóstico de diferentes leucemias pediátricas, relacionados com a imunofenotipagem, citogenética e biologia molecular.

O “existir” do Centro Infantil Boldrini em muito transcendeu sua estrutura física. Ele se transformou numa ação catalizadora e florescente, na incessante busca de maiores chances de cura, não somente para a LLA, mas para todos os diferentes tipos de câncer que acometem os jovens. Qual foi o preço da cura? Para os profissionais do Boldrini foi, e continua sendo, o irradiante sorriso das crianças e o resgate da vida com qualidade.

Nestas 4 décadas, cerca de 7.000 jovens diagnosticados com diferentes tipos de câncer e tratados no Centro Infantil Boldrini, estão vivos, muitos se casaram, chegando à vida adulta produtiva. No total, nesse período, foram 10.000 pacientes encaminhados ao Boldrini para tratamento oncológico.

Entretanto, o forte sentimento de esperança da cura para esses pacientes não diminuiu a intensidade do sofrimento frente ao diagnóstico do câncer. No presente, o Centro Infantil Boldrini carrega a bandeira da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP), na qual se lê “Nenhuma Criança Deve Morrer de Câncer”. Além de carregar essa bandeira nos braços, os profissionais do Boldrini colocaram no coração, na mente e na alma, a revigorante busca do conhecimento sobre as causas relacionadas ao aparecimento do câncer em jovens.

Representando o Brasil junto à Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC/WHO), o Centro Infantil Boldrini integra o Consórcio Internacional da Coorte de Câncer da Criança (International Childhood Cancer Cohort Consortium), constituído por 12 países, sob a coordenação da Austrália.

Estamos convencidos de que, com o conhecimento e a identificação de diferentes fatores ambientais relacionados ao desenvolvimento do câncer pediátrico, poderemos albergar e acalentar a diminuição da incidência dessa doença catastrófica em nossos jovens. O amanhã já permeia o nosso presente. Norteado por essa motivação, o Centro Infantil Boldrini estabeleceu parcerias com as 67 unidades básicas de saúde (UBS) da macrorregião de Campinas. Juntos, será possível transformar a realidade.

Nestes 46 anos de vida, o Centro Infantil Boldrini se metamorfoseou em uma ação coletiva da sociedade de Campinas, incluindo as instituições universitárias e de pesquisa da região, iluminada e alimentada pela esperança e pela alegria do viver, contribuindo com seu legado para um futuro melhor.   

 

 Silvia Regina Brandalise

Presidente

Centro Infantil Boldrini

 

 

 

 

 

 

 

 

Read Previous

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONDOMÍNIO EDIFÍCIO ERASMO BRAGA

Read Next

Aumenta o consumo de água mineral no Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *