Campinas registra temperatura mais alta do ano nesta terça-feira, 14 de novembro

O município de Campinas registrou a temperatura de 39,1ºC às 14h20 desta terça-feira, 14 de novembro, medida no Ciiagro Taquaral. O alerta de temperatura elevada foi divulgada pela Defesa Civil. É a temperatura mais alta do ano, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
Já a umidade relativa do ar (URA) está baixa, colocando Campinas em estado de alerta. O índice foi 19,2%, conforme medição das 14h40 no IAC/Taquaral.
Há risco de insolação. As pessoas devem manter se protegidas do sol, procurar locais arejados e tomar bastante água. Outras orientações são não realizar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em locais fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Segundo o Cepagri o calor deve durar até no sábado, 18 de novembro, com o pico de temperatura entre esta terça-feira, 14, e quarta-feira, 15. A temperatura acima de 39ºC pode se repetir amanhã.
(Foto: Carlos Bassan)
Riscos
A Defesa Civil também alerta que as pessoas não devem colocar fogo na vegetação. É um crime ambiental e o risco para incêndios será elevado. “O fogo pode se propagar facilmente. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193. Caso veja alguém soltando balão denuncie à Polícia”, destaca o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Outra recomendação do diretor da Defesa Civil é com os animais. O calor do asfalto pode queimar as patinhas dos bichos de estimação. Por isso, não devem ser feitos passeios durante as horas de sol forte. Veja todas as orientações do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) neste link https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/50111.
Confira também as dicas da Secretaria de Saúde para os dias de calor, acessando https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/50992.
A Prefeitura de Campinas também tomou providências com relação às escolas e população em situação de rua. Saiba mais em https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/50961.

Read Previous

Estação Cultura abriga o Flic@ 1º Festival Literário de Campinas de 16 a 19 de novembro

Read Next

Viracopos registra recorde de passageiros no acumulado dos 10 primeiros meses de 2023

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *