Bares e restaurantes criam 41 novas vagas de empregos na RMC em abril

Setor tem saldo de 279 empregos no ano de 2024

Mesmo com a alta rotatividade de funcionários enfrentada pelos empresários, o setor de bares e restaurantes continua entre os principais setores na geração de empregos. O grupo de alimentação fechou o mês de abril com 41 novos postos com carteira assinada gerados na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os dados são do Ministério do Trabalho, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregado), divulgados dia 29 de maio. Foi o terceiro mês seguido de alta, com um acumulado de 279 empregos gerados entre janeiro e abri de 2024. Dos 20 municípios que integram a RMC, 12 apresentaram saldo positivo.

 

Em abril, o setor contratou 3.051 pessoas (abaixo dos 3.091 de março) e demitiu 3.010 (foram 2.913 demissões no mês anterior),com saldo de 41 empregos gerados (ante os 178 de abril). Mesmo com a redução, o setor acumula a geração de 279 empregos no ano. Apenas em janeiro o saldo foi negativo.

 

Indaiatuba, com saldo de 31 novos postos de trabalho, lidera a lista dos municípios com maior geração de vagas. Sumaré (29) Hortolândia e Valinhos  (13 cada) e Itatiba (08) completam o cinco primeiros. Já entre as cidades que fecharam o mês com saldo negativo, Holambra aparece em primeira, com, seguida de Santa Bárbara D’Oeste (15), Americana (10), Santo Antônio de Posse (8) e Campinas (06).

 

Os números do Caged refletem dados divulgados pela PNAD, divulgados pelo IBGE em abril de 2024. Nos últimos 12 meses o setor apresentou um aumento de 1,7% no número de pessoas empregadas. Ainda de acordo com a PNAD e a Abrasel, em 2023 o setor criou  no País 170 mil novos postos de trabalho, considerando os cargos de garçom e chefe de cozinha.

 

Apesar do crescimento no número de contratações, encontrar profissionais que atendam aos requisitos do segmento e estejam dispostos a permanecer nos estabelecimentos é uma tarefa árdua.

 

André Mandeta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, explica que essa dificuldade gera a evasão de funcionários no setor, e a rotatividade cria um ciclo desgastante para os proprietários, que precisam constantemente treinar novos colaboradores.

 

“Os bares e restaurantes da região de Campinas encontram dificuldades há muito tempo para preencher seus quadros e estão com 20% das vagas para serem preenchidas, o que corresponde a cerca de 16 mil postos de trabalho em aberto”, acrescenta.

André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas
Crédito: Matheus Campos – Divulgação

Read Previous

Centro Cultural Casarão abre projeto dia 09 de junho com as cantoras Sinhá Rosária e Ana Paula da Silva

Read Next

Campinas Shopping participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *