Atendimento gratuito em fisioterapia e osteopatia em Campinas destaca a importância da atenção à saúde feminina

 O Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 08 de março, é também uma oportunidade para lembrar da importância de priorizar a saúde feminina. Falta de recursos financeiros não é impedimento, basta arrumar uma brecha na agenda. Desde 2011, o Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas, oferece atendimento gratuito em fisioterapia e osteopatia. Mais de 9 mil pacientes já passaram pelo ambulatório.

As queixas mais comuns, segundo Alice Bella Lisbôa, coordenadora de Fisioterapia e Estética no Unimetrocamp Wyden, são problemas de incontinência urinária de esforço e ou de urgência, dor pélvica e síndrome de bexiga hiperativa. “Além disso, são atendidas mulheres grávidas, que desejam se preparar para o parto e puerpério, e pacientes que apresentam sequelas de tratamento de câncer de mama ou ginecológico, como o linfedema, dores crônicas e limitação de movimento articular”, destaca.

Alice revela que são frequentes os relatos das pacientes de falta de tempo para se exercitar ou se alimentar melhor, ou mesmo para colocar em dia as consultas preventivas de rotina. “É comum as mulheres sacrificarem e se colocarem em segundo plano, mas o resultado disso, infelizmente, é o aparecimento de dores e doenças cada vez mais precoces”, diz. “Por isso é tão gratificante podermos acompanhar essas guerreiras, que às vezes convivem com esses problemas há anos, e contribuir para melhorar sua qualidade de vida, bem-estar e autoestima”.

Benefícios das práticas integrativas

Além da fisioterapia, o ambulatório do UniMetrocamp Wyden oferece ainda o recurso da osteopatia, uma prática complementar e integrativa que utiliza técnicas de mobilização e manipulação das articulações e tecidos moles para estimular o organismo a se curar de forma natural. “O trabalho em conjunto da osteopatia e da fisioterapia para a saúde da mulher é uma área que vem crescendo muito, sendo cada vez mais indicado pelos médicos com base em evidências clínicas e científicas que demonstram seus benefícios”, conta Fabio Augusto Facio, coordenador de Pós Graduação do UniMetrocamp Wyden.

Fabio acrescenta que esses recursos são essenciais e complementares também na gestação, trabalhando a pelve materna, aumentando o espaço do bebê dentro do útero e colaborando para facilitar o parto normal. “A prática regular auxilia ainda em questões mais crônicas, como as dores pélvicas e a incontinência urinária, que são as campeãs de queixas nos consultórios ginecológicos e impactam negativamente a vida das mulheres, muitas ainda em idade reprodutiva e produtivas”, conclui.

Para ser atendida gratuitamente no ambulatório do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, é preciso agendar uma avaliação pelo telefone (19) 4501-2781, trazendo, quando houver, encaminhamento médico e exames complementares já feitos.

As consultas e procedimentos são conduzidos pelos alunos do curso de Fisioterapia, sob supervisão da fisioterapeuta especializada em saúde da mulher Anna Lygia Barbosa Lunardi, e pelos alunos do curso de Osteopatia, sob a supervisão da preceptora de estágio Diana Schlittler Pignatarro. Podem ser individuais ou em grupo, dependendo da indicação para cada paciente. Desde 2011, já foram realizados 6.476 atendimentos ambulatoriais e 2.812 atendimentos de osteopatia.

Read Previous

Casa da Criança Paralítica (CCP) realiza Festival da Lasanha para manutenção dos atendimentos

Read Next

Campinas Shopping promove a Campanha ‘Ciclo do Bem’ em homenagem ao Mês da Mulher

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *