Acervo digital reúne obra de vida de Liana John, pioneira em jornalismo ambiental no Brasil

A obra de vida de uma das mais proeminentes pioneiras do jornalismo ambiental no Brasil, a jornalista Liana John, será disponibilizada gratuitamente ao público a partir deste domingo (23). O rico acervo digital reúne 6 blogs e 1.285 reportagens, artigos e entrevistas, além de livros, cartilhas educativas sobre fauna e diversos outros materiais sobre meio ambiente, agricultura, ciência e tecnologia.

O lançamento do espaço digital LianaJohn.com.br marca dois anos desde o falecimento da premiada jornalista, em julho de 2021. Em 40 anos de carreira, Liana John destacou-se nacional e internacionalmente escrevendo para veículos como National Geographic Brasil, Planeta Sustentável, O Estado de São Paulo, Veja, Horizonte Geográfico, Ciência Pantanal e foi uma das criadoras da revista Terra da Gente. A maioria desse conteúdo pode ser acessado na íntegra no site.

“É uma jornada pelo mundo do jornalismo ambiental através dos olhos e da experiência de uma das suas pioneiras. As reportagens continuam relevantes e, reunidas, fornecem uma perspectiva única sobre a cobertura das questões ambientais no Brasil. Trata-se de uma documentação sem precedentes no país, um arquivo imenso, vindo desde uma expedição pelo Rio Demene na Amazônia dos anos 90 ou a cobertura da Rio 92 até as mais recentes inovações tecnológicas inspiradas pela biodiversidade brasileira – é um tesouro para quem se interessa por meio ambiente”, destaca a jornalista e filha da Liana John, Melissa de Miranda.

O encontro entre biodiversidade e inovação, meio ambiente e agricultura, estão entre os temas mais explorados na produção de Liana John. Na seção de “Blogs”, estão disponíveis mais de 200 artigos sobre essas intersecções – com destaque para os blogs BiodiversaBioconecta e Agrisustenta. Com títulos divertidos e textos leves, as publicações trazem entrevistas com pesquisadores e curiosidades inusitadas sobre a fauna e a flora, como o mosquito que inspirou seringas indolores, um tijolo feito à base de mandioca ou um detector de câncer criado a partir de camarão e feijão.

A seção também disponibiliza a premiada série de reportagens Plantadores de Florestas, desenvolvida para a National Geographic Brasil e vencedora do Prêmio HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, e o blog Economia Criativa, realizado a convite do Ministério de Relações Exteriores da Holanda para documentar os avanços da reciclagem no país e os esforços de uma cidade inteira para zerar seus resíduos.

Por fim, no blog Notas de Viagem, a jornalista e fotógrafa compartilha pequenos relatos sobre uma travessia de motorhome feita em pleno inverno na Nova Zelândia. Apaixonada por viagens, Liana John visitou dezenas de países durante sua vida, do Polo Sul ao Polo Norte, a convite de governos, instituições não governamentais e por conta própria, produzindo reportagens em todos os continentes.

Animais nos sachês da Native e cartilhas ambientais educativas

Com o lançamento do site, o público é convidado a continuar explorando e aprendendo com o conteúdo produzido pela jornalista. “Sem perceber, muita gente já entrou em contato com o seu trabalho. Um exemplo cotidiano são aqueles animais no verso dos sachês de açúcar orgânico da Native. Foi ideia e projeto da Liana. Até hoje, pelas mesas de cafés e restaurantes, os seus textos seguem aproximando as pessoas da natureza”, aponta o pesquisador, agrônomo e marido da jornalista, Evaristo Eduardo de Miranda, com quem ela trabalhou no projeto.

Na seção “Livros”, os visitantes podem conferir mais de 30 títulos escritos, editados e organizados por Liana John. Entre eles, se destacam as obras “Jaguar – O rei das Américas” (2010) e o livro trilíngue “Amazônia – Olhos de Satélite” (1989). O primeiro traz informações sobre a história e biologia da onça-pintada, enaltecendo a sua importância cultural. O segundo apresenta uma perspectiva até então inédita da Amazônia: vista do espaço. Com imagens de satélite, a obra desbrava a geografia, a população, as espécies e os desafios enfrentados pela maior floresta do mundo. Ambos os livros estão disponíveis para download gratuito no site.

Entre diversos conteúdos, na seção “Outras produções” também é possível baixar pôsteres, postais, folhetos e cartilhas educativas. São materiais idealizados por Liana John junto a pesquisadores brasileiros e destinados a crianças, educadores e ambientalistas, com o objetivo de promover a conservação de biomas e de espécies carismáticas – como as antas da campanha Minha Amiga É Uma Anta, desenvolvida em colaboração com Patrícia Medici, do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas). “Esperamos que o seu legado sirva como uma fonte de aprendizado para as futuras gerações, incentivando a compreensão e defesa da Ciência e do meio ambiente”, conclui Melissa.

Para saber mais, acesse: www.lianajohn.com.br

Sobre a jornalista

Liana John foi jornalista, escritora e fotógrafa, fundadora da Camirim Editorial. Pioneira em jornalismo ambiental no Brasil, escreveu e editou mais de 30 livros e 1.200 artigos ao longo de sua carreira. Destacou-se nacional e internacionalmente escrevendo sobre ciência, agricultura e meio ambiente por quatro décadas em veículos como Planeta Sustentável, O Estado de São Paulo, Veja, Terra da Gente, Horizonte Geográfico, Ciência Pantanal e National Geographic.

Foi uma das criadoras e editora executiva da revista Terra da Gente durante seis anos (2004-2010). Antes disso, durante 15 anos, respondeu pela editoria de Ciência e Meio Ambiente da Agência Estado (1988-2003), liderando a cobertura da Rio 92, além de participar de diversos programas na TV Cultura e na rádio Eldorado. Recebeu cinco vezes o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica, incluindo um primeiro lugar na categoria TV pelo documentário Bioconexões. Recebeu também o Biodiversity Reporting Award: Latin American (2009), da Conservation International.

Liana John faleceu em 23 de julho de 2021, com 63 anos.

Read Previous

Campanha McDia Feliz já tem convites à venda

Read Next

Feira de Carreiras Facamp 2023 reúne 35 empresas nacionais e multinacionais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *