Prefeitura mantém equipes em toda cidade para atender ocorrências de chuva

Secretarias fazem força-tarefa para minimizar os prejuízos nas várias regiões da cidade

Divulgação

Foto: Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos trabalhando hoje, 29 de dezembro, em obra na Barão de Jaguara | Crédito: Divulgação

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos trabalhando hoje, 29 de dezembro, em obra na Barão de JaguaraA Prefeitura de Campinas está com equipes mobilizadas em todas as áreas para atender as ocorrências relacionadas às chuvas que atingiram a cidade ontem e anteontem, 27 e 28 de dezembro. Campinas segue em estado de atenção nesta quinta-feira, 29 de dezembro. 

 A Secretaria de Serviços Públicos trabalha na Rua Barão de Jaguara, onde ocorreu o afundamento do piso. Como o tempo melhorou nas últimas horas, foi possível concluir a fase de escavação. A galeria foi desobstruída e recebeu a necessária manutenção.

Os trabalhos continuam e, se não houver qualquer contratempo, a expectativa é que a base de asfalto seja colocada até amanhã.

Com isso, o trânsito será liberado no local.   O deslizamento de parte da massa asfáltica da Avenida Prestes Maia passou por limpeza e desobstrução. Desde ontem, o trânsito está normal.  

O deslizamento no Parque Itália, encosta da Rua Magalhães Teixeira (Marginal do Piçarrão), foi resolvido e a via desobstruída. Ainda serão feitas obras no local.  Na Rua São Luís do Paraitinga, no sentido Bairro Nova Europa, tem um ponto de estrangulamento em uma galeria, que não permitiu a ação imediata por causa do perigo de deslizamento. Trata-se de uma faixa de servidão de rodovia. Bombas foram instaladas em caminhões-pipa para o bombeamento da água. Desde ontem à noite, foi liberada para a circulação de carros, ônibus e veículos de carga.  

A chuva provocou 35 pontos de alagamentos (todos atendidos).  A Secretaria de Serviços Públicos faz trabalho constante de limpeza e desassoreamento de córregos, desentupimento de bocas de lobo, manutenção das galerias pluviais e retirada de descarte irregular de lixo e entulho, entre outros, especialmente nas áreas mais propensas a alagamentos. 

 Imóveis  A vistoria dos imóveis atingidos pela copa da árvore que caiu ontem no Bosque dos Jequitibás está prevista para o início da tarde de hoje, 29 de dezembro. Equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) avaliará as condições das construções e se as casas serão liberadas para o retorno dos moradores.

 Bosque O Bosque dos Jequitibás permanece fechado. A abertura será avaliada diariamente. Para confirmar o funcionamento, os interessados podem ligar para a administração do bosque no telefone (19) 3231-8795.  

Assistência A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, por meio do Departamento de Operações de Assistência Social (Doas), atendeu quarta-feira, dia 28, 30 famílias que tiveram a casa alagada no distrito de Sousas. Ontem, foram servidos almoço e lanches para as famílias. Foram distribuídos também 30 cartões Nutrir Temporários e o Abrigo Zilda Arns, mas não houve interesse. O abrigo continua à disposição das famílias, mas nenhuma solicitação foi registrada até o momento.  

Saúde Todas as unidades de saúde estão funcionando normalmente nesta quinta-feira, 29 de dezembro. Dezessete (das 18 afetadas) voltaram a funcionar na tarde de ontem. Na manhã de hoje, o CS Campina Grande foi reaberto. O Departamento de Manutenção da Secretaria de Saúde avaliou todas as unidades que tiveram problemas e fez os reparos imediatos para que o funcionamento fosse retomado. As unidades já reformadas, que ainda estão na garantia, passarão por novas obras. As empresas responsáveis foram acionadas pela Pasta na quarta-feira, 29/12.  As demais passarão em breve pelas intervenções apontadas pela manutenção, e serão reformadas de acordo com cronograma da Secretaria de Saúde.

Read Previous

Campinas está em Estado de Atenção pelo alto volume de chuvas

Read Next

Tarifa de ônibus terá reajuste abaixo da inflação, a partir de 01/01

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *