Virada Esportiva 2025 deve reunir mais de 60 mil pessoas em 72 horas de atividades

Iniciativa visa estimular a pratica esportiva e ter contato com diversas modalidades do esporte durante três dias, Virada Esportiva ocorre em praticamente todas as regiões de Campinas

 

A tradicional Virada Esportiva de Campinas vai ser realizada nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal, o evento é de graça e tem como objetivo incentivar a população a praticar atividade física. Além da opção de uma vida muito mais saudável aos participantes, também terão a oportunidade de acompanhar eventos de alto nível em várias modalidades esportivas.

 

Durante 72 horas, o Município se transformará no principal centro esportivo do estado de São Paulo, com a realização de diversas atividades esportivas nos ginásios, quadras, campos, praças esportivas, praças públicas, avenidas, ruas e clubes associativos. A iniciativa é para estimular as pessoas a se engajarem contra o sedentarismo, melhorando o desempenho físico e cognitivo.

 

 

Eventos

 

Entre as atrações já confirmadas para este ano está a Ultramaratona que tem duração de 24 horas. A largada será no sábado (30), às 10h da manhã, no Taquaral e os corredores cumprirão toda a prova na pista interna do parque. A estimativa é de que os vencedores corram aproximadamente 200 quilômetros até a bandeirada da chegada, às 10h de domingo, último dia do evento. São aguardados aproximadamente 250 competidores entre homens e mulheres de várias regiões do país.

 

A Virada Esportiva também oferecerá à população da cidade o Grande Prêmio Campinas de Ciclismo, destinado exclusivamente a ciclistas amadores que serão distribuídos em 14 categorias, no masculino e feminino. A prova será disputada no domingo (31), das 7h às 13h.

 

Outra atividade será a 3ª Etapa do Grande Prêmio Nacional de Patinação, que reunirá atletas de cinco estados do País nos dias 29, 30 e 31. Serão 430 patinadores representado 20 clubes associativos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. São 11 categorias no total, separados por idade e nível, feminino e masculino, a partir de cinco anos até 60 anos. A entrada para assistir o maior evento aberto de patinação do país é de graça.

 

Na região do Ouro Verde está confirmado a realização de uma atividade de basquete 3×3 denominada Arremesso Social Virada de Jogo. O torneio é aberto para adolescentes e adultos, de ambos os sexos, a partir de 15 anos de idade. Será no domingo, dia 31, das 8h às 17h, na Praça de Esportes Emil Rached, no DIC 6, com organização do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas.

 

Inclusão

 

Os para-atletas de Campinas que praticam o basquete em cadeira de rodas também contribuirão com o fortalecimento do evento, promovendo um treinamento voltado para equipes em formação, no espaço Padre Haroldo. A movimentação está programada para o dia 30, sábado, se estendendo das 9h às 11h30.

 

No Sesi Santos Dumont vai ser realizado o Festival Paralímpico de Natação com a participação de dezenas de para-atletas que representam a cidade de Campinas em competições estaduais. A programação está prevista para ocorrer no sábado, dia 30, a partir de 9h da manhã.

 

O coordenador de eventos da Secretaria Municipal de Esportes da Lazer, Osmir Alves, responsável pela equipe que organiza a Virada Esportiva 2025, projeta que mais de 60 mil pessoas estarão envolvidas nas 72 horas de atividades esportivas que fazem a cidade pulsar num ritimo diferente.

 

“Nós estamos bem otimistas com a edição deste ano da Virada Esportiva, porque os nossos parceiros estão sempre prontos a colaborar. A fase inicial foi bem-sucedida e agora é só ajustar detalhes. Estimamos que mais de 60 mil pessoas participarão do evento, mostrando como o esporte é importante na vida física e mental de todos nós”, disse Alves.

 

A abertura da Virada Esportiva 2025 será na sexta-feira, dia 29 de agosto, com uma aula de ritmos para adultos e idosos, no Ginásio de Esportes do Taquaral, a partir de 8h. O aulão, será comandado pelas professoras Mônica Aranha e Stella Marques e terá a duração de aproximadamente 60 minutos.

 

Lagoa do Taquaral Com a liberacao sera possivel utilizar toda a da pista de caminhada Divulgacao
Lagoa do Taquaral/ Arquivo PMC

Informações poderão ser obtidas pelo telefone: (19) 3756-4013.

Read Previous

Região de Campinas tem previsão de chuva forte nesta terça e quarta-feira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *