Viracopos é o 2º aeroporto médio mais pontual do mundo, segundo consultoria internacional
Com 93,22% de pontualidade, terminal de passageiros de Viracopos se consolida como referência mundial em eficiência

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é o segundo terminal mais pontual do mundo em sua categoria, segundo o relatório On-Time Performance Monthly Report, divulgado pela consultoria internacional Cirium. O estudo reconhece a eficiência operacional de aeroportos brasileiros de diferentes portes, colocando 12 terminais nacionais entre os destaques globais.
O relatório da Cirium classifica os aeroportos conforme a capacidade anual de assentos ofertados. Grandes aeroportos têm entre 25 e 40 milhões de assentos por ano, médios entre 15 e 25 milhões e pequenos entre 5 e 15 milhões.
Na categoria de médio porte, Viracopos conquistou o 2º lugar mundial, com índice de 93,22% de pontualidade, superando a média global de 81,4%. Outros aeroportos brasileiros da mesma categoria, como Brasília (DF), Confins (MG) e Galeão (RJ), também figuraram entre os mais pontuais, refletindo os investimentos e melhorias constantes na gestão aeroportuária brasileira.
Para integrar o ranking, os aeroportos devem ter pelo menos 90% dos voos rastreados com informações reais de partida e chegada. A pontualidade é calculada pela proporção de partidas realizadas dentro do horário previsto, garantindo comparabilidade internacional.
A Cirium é uma das principais referências globais em análises de dados na aviação, utilizando informações precisas para medir desempenho operacional, pontualidade e confiabilidade de aeroportos e companhias aéreas. Seu ranking anual é amplamente reconhecido como uma métrica de qualidade e eficiência no setor.
Pontualidade contínua
Essa não é a primeira vez que a pontualidade de Viracopos é reconhecida. No final de 2024, a o aeroporto apareceu no ranking da Cirium como o 8º aeroporto mais pontual do mundo na categoria médio porte.
Já em 2018, o Aeroporto Internacional de Viracopos foi reconhecido como o 3º terminal aéreo mais pontual do mundo, na categoria entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros/ano, de acordo com ranking divulgado pela empresa de consultoria inglesa OAG, especializada em aviação.