Valinhos recebe espetáculo da premiada Cia de Achadouros
Cia de Achadouros
Para mergulhar no universo ancestral e íntimo, a premiada Cia de Achadouros (São Paulo) convida os espectadores para assistirem ao espetáculo Raízes, Memórias e Outras Histórias. Em Valinhos (SP), a montagem será encenada no próximo sábado (25/10), às 17h, no Acampamento Marielle Vive. A entrada é franca.
Com parte das comemorações de 10 anos da Cia de Achadouros, a temporada prevê a apresentação da montagem em espaços comunitários tradicionais fora do eixo urbano, como quilombo, aldeia indígena e acampamento cigano.
“Contar histórias é ancestral, é um ato ritualístico! Foi na oralidade que crescemos e aprendemos com nossos antepassados até os dias de hoje. Contando histórias e causos, mantivemos nossos mais antigos entre nós. Por isso, compartilhar um espetáculo de contação com esses espaços se torna uma forma de reviver em comunidade narrativas ancestrais e aprender com as pessoas novas formas de recontar a vida”, destaca a atriz Mariá Guedes.
Sob a direção de Fabiano Lodi, os atores Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes convidam o público para uma contação de histórias encenada e musicada, que reúne variadas narrativas e experiências de encontro mediadas pela prática da oralidade. Afinal, há algo no modo de vida que o povo brasileiro sempre reconhece: o grande apreço por contar, ouvir e inventar histórias, seja para relatar episódios do cotidiano, pontuar algo mais descontraído ou trazer algum tipo de ensinamento importante.
“A contação de histórias está presente não apenas na nossa vida contemporânea, mas também nas memórias dos nossos pais e avós. Para criar o espetáculo, nos inspiramos nesse conjunto de coisas ligadas às histórias: a afetividade e o tipo de conexão que ela gera entre as pessoas, a riqueza da nossa musicalidade na fala, o senso de humor que nenhum outro povo tem, além dos muitos tipos de narrativas que adoramos que sejam contadas, sempre com aquela dose de exagero e invenção criativa que não podem faltar”, destaca o diretor Fabiano Lodi.
Ao longo da contação, que propõe uma sinergia entre oralidade e palavra escrita, o trio traz à tona seis histórias. Para começar, três causos da vida real, inspirados em situações vividas ou contadas por familiares do próprio elenco. Depois, outras três, reverenciando a sabedoria africana e indígena. São elas: A força da Palmeira (2014), livro de Anabella López, adaptada de um conto popular do Magreb; O segredo do Curumim (1982), da escritora brasileira Sônia Robatto; e Onde está meu pai?, publicada no livro O filho do caçador e outras histórias-dilema da África (2014), de Andi Rubinstein e Madalena Monteiro.
A companhia
A Cia de Achadouros surgiu em 2014, tendo como base de sua pesquisa a linguagem da palhaçaria, das máscaras e da comicidade popular. O grupo já foi visto por mais de 15 mil pessoas em dezenas de cidades do estado de São Paulo e transita pelo teatro para as infâncias e o teatro adulto. Atualmente, se dedica à criação de um novo espetáculo infantil com temática sobre ciências e infâncias.
Em seu repertório, destacam-se os espetáculos Os Lavadores de Histórias, O Espetáculo Mais Prestigioso do Século e Raízes, Memórias e Outras Histórias, além de intervenções de palhaçaria e oficinas formativas. Há 10 anos vem se apresentando em unidades do Sesc, Casas de Cultura, teatros estaduais e espaços culturais da Capital e do interior paulista.

Serviço:
O quê: Espetáculo Raízes, Memórias e Outras Histórias, da Cia de Achadouros
Quando: Sábado (25/10), às 17h
Onde: Acampamento Marielle Vive (Estrada dos Jequitibás, Km 7, em Valinhos | SP)
Quanto: Entrada franca
Informações: @ciadeachadouros