Teatro Barracão recebe espetáculos premiados de Portugal e Belo Horizonte

O bem-sucedido Projeto Terceiro Sinal, do Teatro Barracão, recebe espetáculos premiados de Portugal e Belo Horizonte (MG) neste fim de semana. Na sexta-feira (18/7), às 20h, a atriz Susana Cecílio, da companhia teatral portuguesa Algures, encena a montagem adulta Penélope, Helena e outras mulheres.  no sábado (19/7), às 17h, e domingo (20/7), às 15h e às 17h, o mineiro Grupo Trampulim apresenta o infantil A Rainha Procura.

Teatro Barracão fica na Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo,

em Campinas/SP.

 

Penélope, Helena e outras mulheres

 

Sexta-feira (18/7), às 20h

55 minutos de duração | Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos no chapéu (contribuição espontânea da plateia)

 

Protagonizada pela atriz portuguesa Susana Cecílio, da companhia teatral Algures, a peça Penélope, Helena e Outras Mulheres é um espetáculo de teatro narrativo com manipulação de objetos que apresenta a teia de relações entre mulheres e deusas da mitologia grega. De Helena a Baubo, passando por Afrodite, Atena, Perséfone e até Cassiopeia, a montagem propõe uma releitura feminista dos mitos tradicionais.

“Procuramos entender como as mulheres de hoje leem o que lhes foi contado ao longo dos séculos e que pistas podemos seguir para compor novas narrativas. O que esperamos oferecer ao espectador é uma viagem artística pela investigação que realizamos, pelas perguntas que ficaram sem resposta e pelas conclusões um pouco fora do habitual quando falamos em clássicos”, conta a atriz.

Do jogo com os novelos nascem as figuras, e dos emaranhados de fios, as divindades. Ao fim, qual mensagem a montagem deseja compartilhar com a plateia? “Trata-se de uma permissão para ousarmos questionar os cânones, brincarmos com os mitos, sermos confundidos por eles e, ao mesmo tempo, entendermos um pouco mais dessas mulheres e da mitologia europeia. Precisamos urgentemente abrir as malhas das histórias para lermos além da superfície, porque, atrás de uma história, há outra que conta outra história, que conta outra história…”, avalia Susana.

 

A Rainha Procura

Sábado (19/7), às 17h, e domingo (20/7), às 15h e às 17h

60 minutos de duração | Classificação indicativa: Livre

Com entrada franca, as apresentações contam com intérprete de Libras

Era uma vez… uma Rainha que perdeu seu reinado, restando apenas a companhia de seu fiel escudeiro, o Peão. Esse é o mote do espetáculo infantil A Rainha Procura, assinado pelo renomado Grupo Trampulim, de Belo Horizonte (MG). Trata-se de uma nova roupagem do espetáculo homônimo da Cia. do Quintal (SP), aclamado pela crítica e premiado com o Grande Prêmio da APCA e pelo Guia da Folha, em 2013.

Sob a direção de César Gouvêa, os atores do Grupo Trampulim lançam mão da estética circense para contar essa saga bem-humorada, que se desenrola dentro de um tabuleiro de xadrez. Destaca-se a combinação entre a linguagem do palhaço, a improvisação, o teatro e a música. Importante: a passagem da temporada por Campinas integra o projeto Circulação Trampulim 30 Anos: A Rainha Procura, viabilizado pelo Edital BH Fomento PNAB, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

“A montagem transmite à plateia a mensagem de que a vida, assim como um jogo, é cheia de reviravoltas, perdas e desafios, mas que a resiliência e a busca pela alegria são fundamentais para seguir em frente. Por meio da figura da rainha desiludida, o espetáculo mostra que, mesmo em um cenário de adversidade, é possível encontrar um novo propósito. A solução encontrada por ela reforça que o riso, a leveza e a capacidade de se reinventar — características essenciais da arte do palhaço — são ferramentas potentes para superar as dificuldades e ressignificar a própria história”, avalia Tiago Mafra, palhaço e diretor do grupo.

Read Previous

Campanha do Agasalho já arrecadou mais de 17,9 mil quilos de agasalhos em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *