Senac debate o futuro das profissões no Turismo

Profissões no Turismo

Nos meses de janeiro a fevereiro, o Senac promove mais uma edição do Fórum Setorial, projeto estratégico que realiza a escuta ativa de profissionais e empresários para revolucionar a formação profissional no Brasil.

Em 2026, o foco é o segmento de Turismo, Hospedagem e Lazer, reunindo especialistas para antecipar tendências e definir os novos perfis profissionais que guiarão o mercado nos próximos anos.
A iniciativa se baseia na Metodologia Senac de Escuta de Mercado – implementada a partir de 2014 –, que promove o diálogo com o setor produtivo, visando identificar e antecipar demandas de qualificação profissional.

Mais que um espaço de debate, trata-se de uma iniciativa de produção de conhecimento e de geração de insights para a atualização do portfólio de cursos do Senac. Os resultados orientam o desenvolvimento de novos itinerários formativos, programas educacionais e ações nacionais voltadas à inovação e à empregabilidade.
O trabalho combina análises quantitativas e qualitativas, reunindo dados primários coletados com especialistas e informações secundárias de instituições de referência no setor. A partir desses estudos, são elaborados documentos orientadores que mapeiam transformações econômicas, sociais e tecnológicas, além de identificar novas competências e necessidades de formação profissional.
O Fórum Setorial envolve especialistas de todas as regiões do país, conectando experiências regionais e tendências globais. Ao alinhar a educação profissional às demandas reais do mercado, reafirma a importância do Senac como parceiro das empresas e referência na formação de profissionais.
Na próxima rodada serão analisados 12 perfis profissionais, sendo nove já contemplados no portfólio de cursos do Senac e dois prospectados entre os participantes. Entre os eixos temáticos e perfis em destaque estão:

  • Eventos: Técnico em Eventos, Organizador de Eventos, Recepcionista de Eventos e Cerimonialista;
  • Turismo: Técnico em Guia de Turismo, Agente de Informações Turísticas e Agente de Viagens;
  • Hospedagem: Camareira(o), Técnico e Recepcionista em Meios de Hospedagem;
  • Hotelaria Hospitalar: Profissional de Governança e Hotelaria Hospitalar.

 

Os resultados desses mapeamentos profissionais, bem como outras informações sobre a iniciativa estão disponíveis em Link.

Read Previous

Prazo para incluir o nome social no título de eleitor vai até 6 de maio

Read Next

Shopping em Campinas realiza bailinho de carnaval infantil no dia 7 de fevereiro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *