Saúde promove ação no Taquaral para prevenção à hipertensão e autocuidado

A Secretaria de Saúde de Campinas promove neste sábado, 17 de maio, uma ação especial para incentivar a prevenção e combate à hipertensão, além de orientações sobre autocuidado na Lagoa do Taquaral. A iniciativa, em parceria com a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), reúne uma série de avaliações gratuitas para pessoas a partir de 18 anos, das 7h às 14h. O acesso ocorre pelo portão 7 do parque.

Neste período também serão ofertadas ao público vacinas previstas no Calendário Nacional com objetivo de atualizar as cadernetas. As indicações de cada dose estão no site https://vacina.campinas.sp.gov.br. É preciso apresentar documento com foto para receber e a caderneta, se tiver.

O evento conta com 13 estações. Entre os serviços disponíveis estão:

  • Aferição da pressão arterial, glicemia e risco cardiovascular;
  • Triagem de distúrbios do sono para verificar se a pessoa dorme bem ou mal;
  • Dicas para melhorar a alimentação com orientação nutricional;

Há ainda oferta de exames agendados previamente, como:

  • Exame de densitometria óssea por ultrassom para verificar se há osteoporose;
  • Bioimpedância para avaliar o corpo e metabolismo.

O agendamento é gratuito e ocorre pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/saude-integral-smcc-dia-mundial-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial/2899447

Neste processo é informado o preparo necessário para cada exame.

Haverá ainda no evento instruções de cuidados com a saúde bucal; funcionamento dos grupos antitabagismo no SUS Municipal; avaliações de atividade física, estresse e ansiedade; revisão de medicamentos; sessões de yoga e meditação; orientações com apoio da Emdec sobre riscos de acidentes de trânsito quando há consumo de álcool e direção.

Organização

O objetivo da iniciativa é conscientizar os participantes sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento da hipertensão, que não tem cura e precisa ser controlada. Ela é fator de risco para diversas enfermidades, sendo que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo.

Read Previous

Região central de Campinas terá mais dois pontos de videomonitoramento

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *