Repertório Aberto recebe público no MACC para visitas educativas e exposições inéditas

Projeto Repertório Aberto recebe grupos e escolas até setembro, com arte, oficinas e atividades gratuitas para todas as idades

 

Programacao cultural no MACC tem atividades para todas as idades Credito Firmino Piton PMC
MACC tem atividades variadas durante agosto e setembro /Crédito: Firmino Piton_PMC
O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) inicia o projeto Repertório Aberto que voltou a receber escolas, coletivos e grupos para visitas educativas gratuitas, criando conexões entre arte, corpo, cidade e memória.
Até 20 de setembro, o público poderá conferir duas exposições inéditas:
  • “Cidades Invisíveis”, da artista Corina Ishikura, que traz poesia e crítica sobre as ocupações urbanas;
  • “Da Raiz à Pele”, de Marcio Elias Santos, com xilogravuras, serigrafias e foto-instalações que exploram temas como pele, memória e afeto.
A programação cultural de agosto inclui oficinas, bate-papos com artistas e atividades para todas as idades. Todas as ações são gratuitas e, em alguns encontros, haverá mediação com intérpretes de Libras para garantir a acessibilidade.
Projeto Repertório AbertoO programa, que vem consolidando o MACC como um espaço vivo e acolhedor, aposta na arte-educação como instrumento de escuta, cuidado e transformação social. A proposta das visitas mediadas é criar conexões significativas com as exposições em cartaz e com a própria arquitetura do museu, respeitando a diversidade de saberes, idades e trajetórias.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas por escolas, coletivos, grupos de idosos, jovens e adultos através do formulário online:
https://forms.gle/C9fFaxkcX22SiarW6 ou pelo e-mail: educativo.repertorioaberto@gmail.com.
Exposições em cartaz até 20 de setembro
“Cidades Invisíveis” | Corina Ishikura
Com instalações, pinturas e obras gráficas, a artista propõe um olhar poético e crítico sobre a ocupação urbana contemporânea. A partir do haikai e da ancestralidade japonesa, Corina convida o público a imaginar cidades mais inclusivas e sustentáveis, dando voz a corpos e histórias muitas vezes invisibilizadas. Classificação: livre.
“Da Raiz à Pele” | Marcio Elias Santos
A exposição reúne xilogravuras, serigrafias, estêncil e foto-instalações que exploram a pele como superfície sensível e poética. Com forte carga visual e gestual, as obras mergulham em temas como percepção, memória e transformação, criando pontes entre corpo, natureza e afeto. Classificação: livre.
Programação de oficinas e atividades – Agosto/2025
16 de agosto | 10h30 às 12h
Práticas do corpo no museu – com Débora Santos
Aberta ao público de todas as idades, a oficina propõe um mergulho sensorial no corpo simbólico e político, com atividades inspiradas na exposição “Da Raiz à Pele”. Não é necessário inscrição.
20 de agosto | 15h às 17h
Oficina de Xilogravura – com Márcio Elias Santos – com intérpretes de Libras
O artista compartilha seu processo criativo com o público, em oficina gratuita. Inscrição pelo link: https://forms.gle/C9fFaxkcX22SiarW6
23 de agosto | 11h às 12h
Conversa com o artista e a curadora da exposição “Da Raiz à Pele” – com intérpretes de Libras
Bate-papo aberto ao público com participação do artista Marcio Elias Santos e da curadora da mostra.
23 de agosto | 14h às 15h30
Esculturas brincantes com materiais orgânicos – com Nalú Lucchese
Oficina para crianças a partir de 5 anos, usando argila, folhas e madeira para criar personagens inspirados na natureza e no pensamento ancestral. Atividade ao ar livre, sem necessidade de inscrição.
30 de agosto | 13h às 15h30
Oficina de Poemas em Quadrinhos – com Ravi Moutz
Com visita guiada às exposições e criação de quadrinhos poéticos, a atividade é voltada para maiores de 16 anos. Inscrição: https://forms.gle/bxC4yxpsXQvpB9Y7A

Serviço 

Repertório Aberto – MACC (Museu de Arte Contemporânea de Campinas)

Read Previous

Parque Dom Pedro e Le Cirque promovem sessão gratuita para neurodivergentes e PCDs

Read Next

Oficina de Terapia Ocupacional é tema do evento mensal da ACP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *