Região de Campinas tem previsão de chuva forte nesta terça e quarta-feira
previsão de chuva

A passagem de um sistema meteorológico pela costa do Estado de São Paulo deve favorecer a formação de pancadas de chuva forte, acompanhadas de raios, rajadas de vento intenso e granizo em diversas regiões, incluindo Campinas. A informação foi divulgada pela Defesa Civil do Estado em um boletim meteorológico especial.
De acordo com o boletim, estão previstos acumulados de chuva moderada, com possibilidade de temporais de curta duração. Esse tipo de fenômeno pode provocar alagamentos, enxurradas e transtornos no trânsito.
A Defesa Civil recomenda que a população adote medidas de autoproteção durante os períodos de instabilidade como evitar áreas conhecidas por alagamentos em caso de chuva forte; respeitar os avisos dos painéis digitais instalados em vias de Campinas, que emitem alertas em situações de risco e ficar atento às placas de sinalização em pontos críticos, que indicam locais sujeitos a enchentes.
Queimadas
Mesmo com o aviso que podem ocorrer pancadas de chuva nos próximos dias, vale destacar que Campinas segue na área de alerta para incêndios e queimadas até o dia 30 de agosto. Vale destacar que ao avistar uma queimada, as pessoas devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Em caso de soltura de balões, por ser crime, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190, ou a Guarda Municipal pelo 153. Em Campinas, é proibido por lei, e sujeito à multa, usar fogo para limpar terrenos, queimar lixo ou usar o fogo para preparo de solo. As baixas umidades do ar associadas à elevação de temperatura também contribuem para o risco.
Nesta segunda-feira, 25 de agosto, a umidade relativa do ar atingiu o índice de 29,8%. Para a saúde, o ideal é que a umidade esteja em 60%.
Nestes casos de baixa umidade, recomenda-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, tomar bastante água, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhar jardins. Sempre que possível, ficar em locais protegidos do sol.
Alertas
O Estado de São Paulo conta com a ferramenta Cell Broadcast, da Defesa Civil Estadual, para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem pop-up aparece na tela do celular. Após dez segundos, pode-se usar novamente o aparelho.
Os moradores também podem se cadastrar para receber alertas por SMS. É preciso enviar uma mensagem com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199. O serviço é gratuito.
Ligue 199: Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118: Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193: Bombeiros, para situação de emergência.